FC Porto e Sporting defrontam adversários em momentos opostos

Belenenses recebe os "dragões", enquanto o Marítimo visita Alvalade.

Foto
Belenenses e FC Porto defrontaram-se pela última vez em 2010 Pedro Cunha

No final da 4.ª jornada, Belenenses e Marítimo mantinham posições bem distintas na classificação do campeonato. A equipa lisboeta ainda não tinha somado qualquer ponto e continuava pelo fundo da tabela, a funchalense ocupava o 6.º lugar. Mas a sorte dos dois clubes mudou nos quatro jogos seguintes. O Belenenses receberá neste sábado o FC Porto depois de uma recuperação que o levou até ao 10.º posto no arranque desta 9.ª ronda, enquanto o Marítimo, agora 13.º, visita o Sporting no Estádio José Alvalade à procura de pontuar, algo que não conseguiu fazer nas quatro jornadas anteriores.

Uma vitória sobre a Marítimo foi precisamente o resultado que iniciou a subida do Belenenses na classificação. Depois disso, os homens do Restelo somaram mais um triunfo e dois empates. O médio Fernando Ferreira assume que o adversário é mais forte, mas não atira a toalha ao chão. “O favoritismo está todo do lado do FC Porto. Nem sequer podemos colocar a fasquia em 50 por cento para cada lado. O FC Porto tem armas que nós não temos, mas iremos travar uma luta aqui em casa e não vai ser fácil para o FC Porto, tal como não será fácil para nós”, afirmou o vice-capitão dos “azuis”.

“A nossa identidade será sempre a mesma, não a vamos mudar, mas haverá momentos em que vamos sofrer, porque o FC Porto é uma equipa bastante forte e prova disso são os tais 54 jogos sem perder no campeonato. Não vamos jogar a medo, porque não temos nada a perder neste jogo, só temos a ganhar”, referiu o jogador, citado pela agência Lusa.

Miguel Rosa, um dos melhores do Belenenses, está lesionado e não foi convocado, tal como sucede com o portista Quintero. De resto, o FC Porto, líder com 22 pontos, repetiu a mesma convocatória da última jornada, quando venceu o Sporting no Dragão. Se operar alguma mudança no “onze”, Paulo Fonseca fá-lo-á com o importante jogo com o Zenit em mente.

O Marítimo, por outro lado, está em queda na classificação. O seu treinador, Pedro Martins, espera que Alvalade possa funcionar como um ponto de viragem para a sua formação. “O Sporting é uma equipa com muito valor, que está a fazer um campeonato acima do que era inicialmente esperado. Está bem a todos os níveis. No entanto, também tem sido em Alvalade que normalmente temos dado o salto. Espero que continue a ser o nosso talismã”, sublinhou.

O técnico do Marítimo, clube que não perde com os “leões” há quatro jogos no conjunto de todas as competições, referia-se às duas últimas visitas ao estádio do Sporting para o campeonato, que resultaram em triunfos madeirenses.

Para tentar alterar o momento menos positivo da equipa, Pedro Martins deverá mudar alguma coisa no seu “onze”, mas também do lado do Sporting poderá haver alterações. Maurício recuperou e faz parte da convocatória de Leonardo Jardim, mas Jefferson, Vítor e Capel poderão ser novidades em relação ao último jogo.
 
 

Sugerir correcção
Comentar