Favoritos seguem em frente no Inter-Clubes

Vilamoura vs. Lisbon e Miramar vs. Oporto são os jogos das meias-finais no Algarve

Foto
Nathan Brader e Ricardo, de Vilamoura, nos foursomes hoje de manhã / © FILIPE GUERRA

A derrota do Club de Golf do Estoril, liderado pelo triplo campeão nacional amador, Tomás Silva, frente ao Lisbon Sports Club, foi o resultado mais relevante dos quartos de final do 52º Campeonato Nacional de Clubes Solverde, que a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) organiza no Morgado do Reguengo Golf, em Portimão. 

De resto, os favoritos impuseram a sua lei, com o campeão do ano passado, o Clube de Golfe de Vilamoura, a passar às meias-finais; tal como a equipa vice-campeã, o Club de Golf de Miramar; e o Oporto Golf Club, que ganhara ontem a primeira fase da prova. 

No torneio feminino, as campeãs nacionais de clubes, do Club de Golf de Miramar, confirmaram o seu favoritismo, venceram hoje a primeira fase de stroke play e acederam diretamente à final, enquanto na única meia-final, de amanhã, o Quinta do Peru Golf & Country Club medirá forças com o Oporto Golf Club. 

Miramar com -16 no torneio feminino 

Na Taça Nini Guedes de Queiroz (o torneio feminino), Miramar impôs-se à vontade na primeira fase, com 55 pancadas de diferença sobre a formação 2ª classificada, a Quinta do Peru, campeã nacional em 2013. 

O clube de Vila Nova de Gaia não conseguiu repetir o excelente resultado de ontem, de 202 pancadas, 17 abaixo do Par do percurso algarvio, e hoje geriu a vantagem com 220 (+1), para totalizar 422 (-16). 

Mesmo assim, é de salientar que duas jogadoras conseguiram fechar os 36 buracos abaixo do Par, algo que não é muito habitual: a tricampeã nacional amadora, Susana Ribeiro (-8) e a campeã nacional de sub-18, Leonor Bessa (-7). 

Note-se que o treinador Nelson Ribeiro e a capitã Benedita Ribeiro tomaram uma opção interessante de hoje deixar de fora a campeã nacional de sub-16, Inês Barbosa, para fazer rodar a vice-campeã nacional amadora, Beatriz Themudo. Não podendo colocar todas em campo, os técnicos decidiram pela rotação dos seus valores. 

Miramar irá agora descansar amanhã, enquanto a Quinta do Peru (com um agregado de 39 acima do Par) e o Oporto (+50) decidem entre si a meia-final. 

Oporto e Vilamoura com vitórias expressivas no torneio masculino 

No torneio masculino, a Taça Visconde Pereira de Machado, o Oporto Golf Club, que persegue um sétimo título, e os campeões em título, o Clube de Golfe de Vilamoura, obtiveram hoje vitórias muito expressivas na primeira eliminatória, ambas de 5,5-1,5, diante do Belas Clube de Campo e do Estela Golf Club, respetivamente. 

Quer Vilamoura, quer o Oporto entraram para os singulares já com uma vantagem de 2-0 nos pares (foursomes), pelo que foram muito mais à vontade para os singulares. Para mais, os 1,5 pontos das equipas adversárias foram alcançados graças a 3 empates, pelo que, Oporto e Vilamoura não perderam nenhum embate. 

Os triunfos mais expressivos foram os seguintes: João Girão (Oporto) derrotou Gustavo Takata (Belas) por 8-6, enquanto Vítor Lopes (Vilamoura) esmagou Manuel Maia (Estela) por 9-7. 

Num confronto um pouco mais equilibrado, Miramar levou a melhor sobre a Quinta do Peru por 4,5-2,5, mas, atenção, a formação vice-campeã nacional ganhou os dois pares, pelo que foi mais confortável para os singulares da tarde e o triunfo foi garantido com os êxitos de Pedro Lencart e Tomás Bessa. Lencart alcançou o resultado mais desnivelado ao impor-se a Francisco Ataíde Jr. por 6-4. 

O duelo do dia e também o mais renhido colocou frente a frente os recordistas de 16 títulos de campeões nacionais de clubes, o Club de Golf do Estoril, ao Lisbon Sports Club, quatro vezes vencedor da prova. 

Há uma forte rivalidade entre ambos e a curiosidade de o Lisbon ser presidido pelo antigo selecionador nacional Pedro Nunes Pedro e o Estoril ter como treinador o profissional Miguel Nunes Pedro, dois irmãos de uma família de enormes tradições golfísticas. 

Há um ano o Lisbon venceu por 3-2 e este ano voltou a levar a melhor por 4-3, pelo que foi a formação da Serra da Carregueira a passar às meias-finais. 

Cada clube venceu um encontro de pares e foram empatados para os singulares. O Lisbon venceu depois 3 singulares, enquanto o Estoril ganhou 2. O triplo campeão nacional amador, Tomás Silva, ganhou os seus dois encontros, mas não foi suficiente para levar o Estoril às meias-finais e a sua vitória sobre Francisco Valente foi a mais expressiva, por 7-6. 

Meias-finais de amanhã 

Nas meias-finais masculinas de amanhã, Vilamoura defronta o Lisbon, enquanto Oporto e Miramar repetem a meia-final do ano passado. 

No Grupo-B, que reuniu os clubes que não ficaram no top-8 da primeira fase, o Oitavos Dunes vergou a equipa B de Vilamoura por 3,5-1,5, e o Morgado do Reguengo, a jogar em casa, superiorizou-se ao VerdeGolf Country Club por 4-1.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar