Época europeia do Benfica rendeu 20,5 milhões de euros

Carreira na Liga dos Campeões permitiu encaixe de 15,3 milhões e caminhada até à final da Liga Europa gerou 5,2 milhões de euros para o clube da Luz.

Foto
Campanha europeia do Benfica rendeu mais de 20 milhões de euros Olivier Morin / AFP

O Benfica recebeu cerca de 20,5 milhões de euros, na época 2013-14, das receitas geradas pelo "marketing" centralizado da UEFA, relativos à sua participação na Liga dos Campeões e Liga Europa, em que foi finalista.

Pelos seis jogos feitos no Grupo C da LC, o clube da Luz arrecadou 15,3 milhões, a que juntou depois 5,2 milhões pela boa campanha na prova secundária da UEFA, segundo o documento oficial divulgado na quarta-feira pela instituição.

O clube que mais lucrou foi o campeão europeu, o Real Madrid, com 57,4 milhões, seguido pelo Paris Saint-Germain, com 54,4, e pelo Atlético de Madrid, com 50. Em destaque na Liga Europa, que venceu, o Sevilha FC arrecadou 14,6 milhões.

A UEFA distribuiu 906 milhões pelos 32 emblemas da Liga dos Campeões e 209 milhões pelos 56 clubes (de 27 países) da LE, graças ao "marketing" centralizado, em que a parte principal são as transmissões televisivas.

O Benfica terá decepcionado financeiramente as ambições dos seus responsáveis na LC mas na LE compensou um pouco, já que só "perdeu" 2,5 milhões na final de Turim.

O actual campeão nacional começou com um bónus de participação de 8,6 milhões, a que juntou 3,5 de bónus de performance e 3,3 de "market pool", na prova maior.

Na Liga Europa o "market pool" ficou-se pelos 700 mil, mas o Benfica foi amealhando pela passagem de sucessivas fases até à derrota na final: 0,2, 0,35, 0,45, 1 e 2,5 milhões.

O FC Porto é o segundo emblema nacional que mais encaixou em termos de "marketing" centralizado, com cerca de 14,2 milhões na LC e 1,5 na LE, ou seja um total de época de aproximadamente 15,5 milhões.

Pela passagem na fase de grupos da LE, o Vitória de Guimarães chegou aos 2,2 milhões enquanto Estoril e Paços de Ferreira recebem 1,9 cada.

Sugerir correcção
Comentar