Duplo desafio para Adam Scott em Augusta National

Australiano defende a partir desta quinta-feira o título no primeiro major do ano e pode destronar o ausente Tiger Woods da liderança do ranking mundial.

Foto
Adam Scott é uma dos favoritos ao Masters Jim Young/Reuters

Tiger Woods é o grande ausente do Masters Tournament, cuja 78.ª edição decorre entre esta quinta-feira e domingo, no Augusta National Golf Club, na Georgia (EUA). Lesionado, o n.º 1 mundial falha o primeiro major do ano pela primeira vez desde que se tornou profissional em 1996. O australiano Adam Scott, n.º 2 mundial e detentor do título, assume o estatuto de jogador mais cotado em prova e será o novo líder do ranking mundial se ficar no top 3.

“Estou no meu mais alto nível de sempre. A minha janela de oportunidade é agora e não sei quando se vai fechar. Por isso, tenho de continuar a dar o máximo de mim”, disse Scott, de 33 anos, na antevisão do Masters. O último a vencer duas vezes seguidas em Augusta foi Tiger Woods (2001-2002) e, antes dele, o inglês Nick Faldo (1989-1990).

Passou um ano desde que Scott, natural de Adelaide, conquistou o seu primeiro major, após um play-off com o veterano argentino Angel Cabrera, campeão do Masters em 2009. De então para cá, venceu o PGA Grand Slam of Golf, o Australian PGA Championship e o Talisker Masters, os dois últimos na Austrália. Ainda não venceu em 2014.

Sobre a sua vitória no Masters 2013, Scott diz que foi uma inspiração para todos os golfistas australianos. E reconhece que ele próprio tem sido inspirado pelos compatriotas que têm vencido no PGA Tour recentemente, como Jason Day, John Sender e, domingo último, em Houston (Texas), Matt Jones, que derrotou o americano Matt Kuchar com um chip in no play-off.

O sul-africano Charl Schwartzel (2011), o americano Bubba Watson (2012) e Adam Scott (2013) foram os três últimos vencedores do Masters. Para todos eles, foi a primeira vez – e a única – que ganharam um dos quatro majors do golfe.

O top 10 do ranking mundial conta, além de Woods e Scott, com Henrik Stenson (3.º), o australiano Jason Day (4.º), Phil Mickelson (5.º), Sergio Garcia (6.º), Matt Kuchar (7.º), Justin Rose (8.º), Rory McIlroy (9.º) e Zach Johnson (10.º). Qualquer um deles é uma boa aposta para Augusta National, e Phil Mickelson, já com três vitórias (a última em 2010), pode igualar os quatro títulos de Woods no Masters.

Sugerir correcção
Comentar