Dono dos Los Angeles Clippers banido da NBA

Liga Norte-Americana de Basquetebol Profissional pune Donald Sterling pelos seus comentários racistas. Associação de donos vai forçar venda da equipa californiana.

Foto
Donald Sterling está proibido de assistir ao vivo a um jogo da NBA ROBYN BECK/AFP

Donald Sterling já era considerado um dos piores donos do desporto profissional norte-americano, mas pode em breve deixar de fazer parte deste grupo, porque a Liga Norte-Americana de Basquetebol profissional (NBA) está empenhada em que ele deixe de ser o dono dos Los Angeles Clippers. Depois de divulgada uma gravação com comentários racistas de Sterling numa conversa com a amante, Alex Silver, comissário da NBA, anunciou que o dono dos Clippers está banido de poder assistir a jogos da NBA ao vivo e que vai fazer tudo para forçar uma venda da equipa californiana.

"A voz é do Sr. Sterling e as opiniões odiosas são dele. São ofensivas e prejudiciais. Vieram de um dono da NBA e  sentimentos deste tipo são contrários às fundações da nossa liga. Banimos o Sr. Sterling para a vida de qualquer associação com os Clippers ou a NBA, não pode assistir aos jogos nem aos treinos. Não pode participar em nada relacionado com a equipa. Aplicamos também uma multa de 2,5 milhões de dólares, que vai ser doado a instituições que lutam pela igualdade", afirmou Silver numa conferência de imprensa em Nova Iorque.

Silver revelou ainda que a NBA vai avançar com um processo de forçar Sterling a vender a equipa que detém desde 1981 – é o dono mais antigo da liga. Para tal, referiu o comissário citando os regulamentos da liga, precisa de ter o acordo de, no mínimo, ¾ dos 30 donos das equipas da NBA. "Falei com vários donos de equipas da NBA. Tenho o apoio total dos donos”, frisou Silver, revelando que a investigação foi iniciada no último sábado, imediatamente após a TMZ ter divulgado a conversa de Sterling com a amante, identificada como V. Stiviano.

"Chateia-me que queiras mostrar a tua associação a negros. Tens mesmo de o fazer. Podes 'dormir' com eles [os negros], podes levá-los para  casa, fazer o que quiseres. Só estou a pedir-te para não fazeres publicidade disso e não os trazer para os meus jogos. Nos teus Instagrams nojentos, não precisas de aparecer ao lado de negros", disse Sterling a Stiviano. Silver disse que Sterling não negou que a gravação era verdadeira e que, perante ele, não mostrou arrependimento pelas suas palavras.

As declarações de Sterling geraram indignação geral, incluindo do próprio Presidente dos EUA. “Quandos os ignorantes querem publicitar a sua ignorância, não é preciso fazer nada, é deixá-los falar”, disse Barack Obama.

Depois de décadas como uma das piores equipas da NBA, e à sombra da outra equipa dos Lakers, os Clippers têm feito boas épocas e, na presente temporada, estão nos play-off, a disputar um lugar na segunda ronda com os Golden State Warriors. Apanhados no meio da polémica, jogadores e treinador distanciaram-se de Sterling, com o técnico Doc Rivers a mostrar-se “desiludido” com as palavras do dono da equipa.

Sugerir correcção
Comentar