Cientistas dizem que Juventus de Paulo Sousa jogou dopada

Em causa está a final da Liga dos Campeões de 1996, entre a Juventus e o Ajax.

Foto
Paulo Sousa terá jogado dopado Enric Vives-Rubio

Dois cientistas italianos revelaram nesta quarta-feira que os jogadores da Juventus que venceram o Ajax na final da Liga dos Campeões de 1996, entre os quais se encontrava o português Paulo Sousa, estavam dopados.

Segundo afirmaram Giuseppe d’Onorfio e Alessandro Donati, citados no canal holandês NOS, as análises sanguíneas dos jogadores da Juventus a que tiveram acesso mostravam “claros indícios da presença da substância ilegal EPO [eritropoietina]”.

Os dois cientistas italianos tiveram recentemente acesso aos testes realizados antes do encontro, confiscados à Juventus em 1998, e acreditam que não há muita margem para dúvidas acerca dos resultados a que chegaram.

Entre os jogadores que venceram a segunda Liga dos Campeões da Juventus estava o ex-internacional português Paulo Sousa, que treinou na primeira metade desta época a equipa húngara do Videoton, e o actual treinador da selecção francesa, Didier Deschamps, que já por muitas vezes tinha sido acusado de ter recorrido à substância ilegal EPO durante a sua carreira.

A Juventus venceu o jogo decisivo com o Ajax, que decorreu no estádio Olímpico de Roma, na marcação das grandes penalidades, depois de ter terminado o tempo regulamentar com um empate a uma bola.

Os resultados completos da investigação feita pelos cientistas italianos serão divulgados no próximo domingo, num espaço de grande reportagem no canal holandês NOS.
 

Sugerir correcção
Comentar