Chelsea ultrapassa Liverpool e está na final da Taça da Liga

José Mourinho foi obrigado a um prolongamento, mas acabou a sorrir como o golo solitário de Ivanovic.

Foto
José Mourinho protestou muito com a arbitragem, mas acabou por festejar o triunfo Eddie Keogh/Reuters

Um dia depois de ter festejado o seu 52.º aniversário, José Mourinho recebeu como prenda um bilhete para a final da Taça da Liga inglesa. Um troféu que traz boas recordações ao treinador do Chelsea, já que foi o primeiro que venceu ao serviço dos londrinos, em Fevereiro de 2005. Na altura bateu na final o Liverpool (3-2), numa partida renhida como aquela que disputou esta terça-feira, em Stamford Bridge, contra este mesmo adversário, na segunda mão das meias-finais. A eliminatória só ficou sentenciada no prolongamento, com um golo de Ivanovic, que desfez a igualdade a uma bola que vinha do primeiro encontro.

A recente humilhação na Taça de Inglaterra, onde o Chelsea foi eliminado em casa frente ao modesto Bradford  City (4-2), do terceiro escalão, convenceu Mourinho a não fazer poupanças para estas meias-finais. E a tentação de salvaguardar algumas das principais figuras da equipa seria grande, já que os blues vão receber já no próximo sábado o Manchester City, com quem estão a discutir o título na prioritária Liga inglesa.

Quem ganhou foi a partida que, tal como na primeira mão, em Liverpool, foi intensa, cheia de emoção, com lances de perigo nas duas balizas e completa incerteza no resultado. Mesmo assim, no final dos 90’ regulamentares, impunha-se o nulo no marcador. Um resultado que implicava prolongamento segundo os regulamentos da Taça da Liga, que estabelece que os golos marcados fora só servem de factor de desempate se se mantiver uma igualdade no marcador no final do tempo extra.

Com vontade de salvar uma época desastrosa ao nível da Premier League, com uma presença na final de Wembley, o Liverpool criou a primeira grande situação de golo, aos 27’, quando Gerrard assistiu primorosamente Moreno que só não marcou porque o guarda-redes Courtois estava em dia sim. E à passagem da meia-hora, o belga haveria de voltar a brilhar, travando um remate de Coutinho.

Mesmo assim, o Chelsea foi tomando conta da partida, empurrando o adversário para o seu meio-campo e até pode queixar-se de uma grande penalidade não assinalada, a castigar um derrube a Diego Costa, aos 23’. O avançado não teve uma noite particularmente inspirada, mas mesmo assim esteve perto de marcar, aos 61’, com Mignolet a defender com as pernas. Dois minutos antes, tinha sido Hazard a tentar a sorte, atirando ligeiramente ao lado, após tirar do caminho três adversários.

E depois de 90 minutos sem golos, foram precisos apenas mais quatro para se festejar em Stamford Bridge, quando, na sequência de um livre, o defesa Ivanovic saltou mais alto que toda a gente, cabeceando para o único golo do encontro. O Chelsea aguarda agora o desfecho do Sheffield United-Tottenham, nesta quarta-feira (19h45, SP-TV2), para saber quem será o adversário na final.

Entretanto, um dos lugares nas meias-finais da Taça de Itália já foi reservado pela Lazio, que foi esta terça-feira ao terreno do AC Milan impor uma derrota, por 1-0. Valeu um golo de Biglia, a cobrar uma grande penalidade, aos 38’, para garantir a passagem à equipa de Roma, onde o ex-sportinguista Maurício foi titular, mas saiu lesionado aos 54’. 

Sugerir correcção
Comentar