Caruana arrasador na Sinquefield Cup

O xadrezista italiano já ultrapassou Levon Aronian no ranking da modalidade.

Foto
Fabiano Caruana DR

O italiano Fabiano Caruana está a demonstrar uma superioridade esmagadora na 2.ª edição da Sinquefield Cup, que está a decorrer na cidade norte-americana de Saint Louis, tendo terminado a primeira volta da prova 100% vitorioso, no que é o melhor desempenho de sempre em torneios da elite da modalidade. Com este resultado Caruana tem praticamente assegurada a vitória, pois só um completo colapso na segunda volta o levaria a deixar escapar a vantagem pontual de 2,5 pontos para o duo perseguidor, o campeão mundial Magnus Carlsen e Veselin Topalov.

O jovem italiano de 22 anos confirma assim os prognósticos que o apontam como a principal ameaça no futuro próximo à posição dominante que Carlsen, um ano mais velho, conseguiu desde 2009. Para além disso, o italiano já ultrapassou o arménio Levon Aronian no ranking da modalidade e está a encurtar a olhos vistos a distância para Carlsen.

E qual o segredo do sucesso deste italiano nascido nos EUA? Para além de uma precisão analítica fantástica, uma séria preparação teórica das aberturas que lhe tem valido surpreender os seus adversários e obter promissoras posições que explora na perfeição.

O próprio Carlsen admitiu já que mesmo que consiga a vingança da derrota sofrida, na segunda volta, só um milagre lhe permitiria ainda acalentar a esperança de revalidar o título, até porque a sua forma está longe do que lhe é habitual e só perante Aronian, na quinta ronda, deu um ar da sua graça alcançando a sua única vitória até ao momento.

Dois factores poderão ser apontados para este resultado menos bom. Por um lado, a confiança excessiva nas suas capacidades, descurando o estudo aprofundado das aberturas, procurando posições aparentemente simples  para aproveitar vantagens microscópicas, estratégia para a qual os seus adversários terão encontrado o antídoto e, por outro lado, o seu diferendo com a federação internacional (FIDE) sobre as datas relativas ao próximo confronto para o título mundial, agendado para Novembro frente ao indiano Anand, e que lhe terá afetado a sua concentração.

Já o resultado do veterano Topalov, de 39 anos, pode ser considerado positivo principalmente porque o búlgaro teve um péssimo início com duas derrotas e conseguiu manter o ânimo necessário para voltar recuperar. O francês Maxime Vachier Lagrave segue na 4.ª posição, com 2 pontos, encerrando a classificação Aronian e o norte-americano Hikaru Nakamura, com 1,5 pontos.

Sugerir correcção
Comentar