O sucesso de Cristiano Ronaldo deve-se, em grande parte, ao trabalho de Benzema?

Carlo Ancelotti diz que Ronaldo marca mais golos com Benzema em campo. Tem razão?

Foto
Cristiano Ronaldo e Karim Benzema, um dupla de sucesso no Real Madrid JOSE JORDAN/AFP

A frase

O contexto

Não sendo um ponta-de-lança puro, Cristiano Ronaldo tornou-se recentemente o melhor marcador da história do Real Madrid, ultrapassando Raul Gonzalez, o anterior dono da camisola 7 merengue. Já Karim Benzema, que chegou ao Real Madrid na mesma época (2009-10), tem bastante menos golos que o português, apesar de ser um ponta-de-lança puro. Carlo Ancelotti, que os treinou durante duas temporadas, diz que eles formam a dupla avançada perfeita, e que Benzema ajuda Ronaldo a chegar a números “extra-terrestres”.

Os factos

Ronaldo tem 323 golos em 309 jogos pelo Real Madrid, uma média superior a um golo por jogo (mais precisamente, 1,04 golos por jogo). Desses 309 jogos, 251 tiveram a participação do internacional francês e nos quais se verificou uma parte substancial dos golos de Ronaldo no Real Madrid (263). Ou seja, CR7 marcou "apenas" 60 golos nos 58 jogos que não tiveram participação de Benzema (1,03 golos por jogo). Mas o mesmo também é verdade para Benzema, que, em 289 jogos pelo Real, marcou 140 golos, uma média inferior a meio golo por jogo. Só 19 destes golos é que aconteceram em jogos que não tiveram o contributo de CR7 (38).

Em resumo

Qualquer equipa que consiga juntar jogadores como Cristiano Ronaldo e Karim Benzema terá sempre a garantia de muitos golos. Em mais de seis épocas, Ronaldo e Benzema marcaram em conjunto 463 golos e não haverá muitas duplas no futebol mundial capazes de chegar a estes números. A verdade é que, sendo jogadores diferentes, tanto Ronaldo como Benzema são jogadores que obrigam o adversário a atenções especiais. Se não marca um, marca o outro e não haverá muitos jogos do Real Madrid nas últimas seis temporadas em que não tenha sido um ou outro a decidir. Ancelotti tem razão quando diz que os dois têm uma relação de simbiose no Real Madrid, que beneficia ambos, mas também é legítimo dizer que Ronaldo funcionou bem com outros pontas-de-lança de referência do Real Madrid, como Gonzalo Hinguaín (coincidiram em 147 jogos, em que Ronaldo marcou (152 golos). Benzema é, de facto, um bom parceiro para Ronaldo, mas Ronaldo também é um bom parceiro para Benzema. E para outros.

PÚBLICO -
Aumentar
Sugerir correcção
Ler 2 comentários