Campeão Bayern venceu em Manchester, Real Madrid goleou com dois golos de Ronaldo

Ryan Giggs somou o 145.º jogo na principal prova de clubes da UEFA, um novo recorde.

Foto
Foto: Phil Noble/Reuters

O Bayern Munique não está a ter problemas no início da defesa do seu título da Liga dos Campeões. A equipa agora treinada por Pep Guardiola foi vencer (1-3) com qualidade e tranquilidade ao estádio do seu grande concorrente no Grupo D, o Manchester City, e já lidera isolado.

O Real Madrid está ainda mais confortavelmente na frente do Grupo B, depois de nova goleada, desta vez na recepção ao Copenhaga (4-0), iniciada com dois golos de cabeça de Cristiano Ronaldo no seu 100.º jogo nas competições europeias. O clube espanhol tem quatro pontos de vantagem sobre o segundo, a Juventus, e até poderá classificar-se para os oitavos-de-final já na próxima jornada, se houver a combinação certa de resultados.

Em Manchester, o campeão europeu inaugurou cedo o marcador, quando Franck Ribéry atirou de fora da área para bater Joe Hart. A jogada lançou o Bayern para uma grande exibição e Guardiola para uma nova vitória sobre Manuel Pellegrini — o chileno, que treinou em Espanha vários anos, nunca derrotou o catalão.

Os bávaros, que tiveram mais posse de bola (60%) e fizeram mais remates (20 contra oito), dobraram a vantagem aos 56’ quando Thomas Müller, servido pelo central Dante e aproveitando uma desatenção de Clichy, se isolou e não perdoou.

Três minutos depois foi a vez de Arjen Robben festejar, num dos seus típicos lances em ziguezague. Segunda a UEFA, o holandês, que marcou nas duas mãos das meias-finais e na final de 2012-13 e também há duas semanas ao CSKA Mosvoco, tornou-se o primeiro jogador do Bayern a marcar em cinco jogos seguidos na Liga dos Campeões.

O City reagiu tarde. O espanhol Negredo saiu do banco para marcar um grande golo aos 80’ e só depois a equipa inglesa teve mais algumas oportunidades para voltar a reduzir, aproveitando também a expulsão de Jérome Boateng (86’).

O CSKA esteve a perder com o Viktoria Plzen, mas deu a volta e ganhou 3-2 em Moscovo, um resultado que lhe permitiu igualar o Manchester City.

Ao contrário do que aconteceu na última jornada no campeonato, o Real ainda não falhou na Liga dos Campeões. Em duas jornadas, apontou dez golos, metade deles por Cristiano Ronaldo. Esta quarta-feira, o avançado português abriu o caminho ao triunfo da sua equipa, com um golpe de cabeça após um centro da esquerda de Marcelo (21’). O 2-0 (65’) também foi feito de cabeça, com Di María a cumprir o papel de assistente. O ex-benfiquista foi outra das figuras do encontro, pois fez os dois últimos golos dos “merengues”, aos 71’ e 90+1’.

No outro jogo do grupo, Juventus e Galatasaray, com Bruma a tempo inteiro no “onze” de Roberto Mancini, empataram a dois. Drogba adiantou o clube turco aos 36’, a Juve deu a volta nos últimos minutos – Vidal , de penálti, aos 78’, e Quagliarella aos 87’ –, mas permitiu novo golo aos visitantes (Umut Bulut, aos 88’).

No Grupo A, Shakhtar e Manchester United empataram (1-1) em Donetsk e continuam a liderar em conjunto, enquanto o Bayer Leverkusen derrotou a Real Sociedad (2-1). Ryan Giggs foi suplente utilizado no United e separou-se de Raúl como o jogador com mais jogos na principal prova europeia de clubes: agora são 145.

No Grupo C, o do Benfica, o Olympiacos conseguiu os primeiros pontos, ao vencer o Anderlecht em Bruxelas. A eficácia fez a diferença: os belgas não aproveitaram nenhum dos 18 remates, os gregos conseguiram três golos em oito. Foi uma noite de glória de Konstantinos Mitroglou, autor dos três golos, um hat-trick que deixou para segundo plano a estreia europeia do adolescente do Anderlecht, Youri Tielemans (16 anos).
 

Sugerir correcção
Comentar