Byron Guama vence a etapa inaugural da Volta ao Alentejo

O ciclista equatoriano (Team Equador) cortou a meta à frente dos portugueses César Fonte e Edgar Pinto, que assumiram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Foto

Foram 167 quilómetros de Castelo de Vide a Marvão. A primeira etapa da 32.ª Volta ao Alentejo terminou nesta quarta-feira às 15h45, depois de quatro horas e 18 minutos de altos e baixos, quer do terreno, quer dos ciclistas. O equatoriano Byron Guama consagrou-se como o campeão do dia, após ultrapassar a meta à frente dos portugueses César Fonte (Rádio Popular) e Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte). Mesmo com a conquista da primeira camisola amarela, o ciclista da Team Equador admitiu que “será difícil manter a liderança”.

Estava um bom dia para o início da “Alentejana”. 11 graus, tempo ensolarado e muitos amantes do ciclismo a aplaudir os corredores em Castelo de Vide. Na grelha de partida, por outro lado, apenas os 142 ciclistas das 18 equipas (10 portuguesas) marcavam presença. Era a hora de começar pedalar.

Logo no quilómetro 25, um grupo de quatro corredores isolou-se na frente do pelotão. Eric Young (Team Optum), Jose Ragonessi (Team Ecuador), August Jensen (Team Oster HUS – Ridley) e Even Rege (Team Fixit.No), começaram a lutar pela melhor posição no início da prova. Durante a passagem por Alter do Chão (40.º quilómetro), a frente da corrida registou a vantagem máxima de 6m50s para o pelotão. Neste ponto, o quarteto já havia passado a trio, visto que Even Rege foi vítima de um furo no pneu.  

Ao quilómetro 115, no entanto, Eric Young, que acumulou a pontuação máxima nas três Metas Volantes (MV), acabou por ficar para trás. O quilómetro 143, por sua vez, foi um dos mais importantes da prova. Neste, o pelotão, liderado pela equipa portuguesa OFM – Quinta da Lixa, conseguiu apanhar os isolados, e a fuga, após 120 quilómetros, foi oficialmente extinta. Desde então, iniciou-se uma luta em grupo pela vitória nos 25 quilómetros finais. Mas desta vez era diferente. Desta vez era sempre a subir.

Vitória com “ganas”
Os quilómetros finais foram os mais complicados, já que tinham as duas grandes subidas da etapa. Uma até Monte de Paleiros, onde se encontrava um Prémio de Montanha (PM), e outra até Marvão, a meta final. Em virtude da inclinação, o ritmo do pelotão diminuiu de 42,6 para 39 quilómetros por hora. Porém, a vontade de vencer não abrandou nem sequer um pouco.

No último quilómetro da corrida, não havia ninguém na frente, e o pelotão estava mais compacto que nunca. Foi apenas nos últimos 500 metros que, por uma vantagem muito pequena, Byron Guama conseguiu assumir a dianteira e vencer a primeira etapa da "Alentejana". Apesar de não terem nenhum ciclista a representá-los no pódio, a OFM-Quinta da Lixa foi a equipa mais bem classificada..

O equatoriano, agora com quatro segundos de vantagem para a próxima tirada, disse estar “emocionado pelo trabalho que a equipa [Team Equador] conseguiu fazer durante toda a etapa”. Por último, o ciclista realçou que está com “ganas [vontade] ” de “mostrar mais trabalho”.

O Complexo Desportivo de Sousel será, nesta quinta-feira, o palco da partida da segunda etapa da 32.ª Volta ao Alentejo. O pelotão terá de cumprir quase 193 quilómetros até Montemor-o-Novo, num percurso bem menos montanhoso do que o do primeiro dia. 

Sugerir correcção
Comentar