Brahimi e Slimani prolongam a estadia na Guiné Equatorial

Argelina e Gana garantiram o apuramento para os quartos-de-final da Taça das Nações Africanas

Foto
AFP

Pelo nome, tradição e potencial das quatro selecções, o Grupo C da Taça das Nações Africanas (CAN) era considerado o mais forte e equilibrado da competição e a luta entre África do Sul, Argélia, Gana e Senegal não defraudou as expectativas. Com todas as selecções com hipóteses de apuramento à entrada para a última jornada, a incerteza manteve-se até ao último minuto, mas a festa foi feita apenas por argelinos e ganeses.

Para FC Porto e Sporting a notícia não é a mais agradável: a estadia de Brahimi e Slimani na Guiné Equatorial vai prolongar-se, pelo menos, até ao próximo domingo. Sem o avançado do Sporting, que oficialmente falhou o encontro frente ao Senegal devido a lesão, a Argélia apagou a má imagem deixada na partida anterior contra o Gana e garantiu o apuramento para os quartos-de-final após vencer o Senegal, por 2-0.

Em Malabo, os argelinos realizaram uma boa primeira parte e chegaram ao intervalo na frente do marcador. Com Brahimi apagado, o ex-vimaranense Arbi Soudani foi dos jogadores que mais problemas criaram aos senegaleses, mas seria Feghouli, jogador do Valência, a desperdiçar a primeira grande oportunidade de golo, aos 2’. Nove minutos depois, a equipa do Magrebe marcou mesmo: perante a total passividade do senegalês Stéphane Badji, Bougherra isolou Riyad Mahrez e o avançado do Leicester bateu Coundoul pela primeira vez. Na outra partida do grupo, o marcador também não demorou a funcionar e aos 18’, Masango colocou a África do Sul a vencer o Gana, por 1-0.

Na segunda parte, o Senegal e o Gana surgiram muito melhor, mas apenas os ganeses conseguiram tirar dividendos disso. Perante uma equipa argelina que se apresentou com mais cautelas, os senegaleses foram bem anulados e a oito minutos do final, já depois de Brahimi abandonar o relvado devido a lesão, Bentaleb, médio do Tottenham, fez o 2-0.>

Na outra partida, o Gana, com um ataque de luxo (Atsu, Gyan, André Ayew e Appiah) já tinha empatado (golo de John Boye, aos 73’) e os ganeses chegariam ao triunfo e à liderança do grupo a sete minutos do final, com um golo de André Ayew, filho de Abédi Pelé e sobrinho de Kwame Ayew, que em Portugal representou U. Leiria, V. Setúbal, Boavista e Sporting.

Nesta quarta-feira, ficará decidido o Grupo D, sendo que as quatro selecções (Camarões, Costa do Marfim, Malí e Guiné Equatorial) têm dois pontos à entrada para a última jornada.

Sugerir correcção
Comentar