Benfiquista Nélson Semedo estreia-se nos convocados da selecção

Fernando Santos chamou 24 jogadores para os jogos com Dinamarca e Sérvia.

Foto
Nélson Semedo tem 21 anos e joga no Benfica Francisco Leong/AFP

O lateral direito do Benfica Nélson Semedo é a maior novidade na convocatória de Fernando Santos para os jogos da selecção portuguesa de futebol frente à Dinamarca e a Sérvia.

Nélson Semedo, de 21 anos, estreia-se assim nos convocados da selecção A portuguesa, entrando para o lugar do ausente Vieirinha, que tem estado parado nas últimas semanas.

"[O ex-futebolista] Nené nunca foi internacional nas camadas jovens e foi um dos melhores jogadores de sempre do futebol português. São excepções, mas acontece. [Nelson Semedo] Está aqui porque tem todo o mérito para cá estar", explicou o seleccionador nacional.

Destaque ainda para os regressos de Tiago e João Moutinho, que estiveram ausentes dos últimos jogos por castigo e lesão, respectivamente.

O guarda-redes Ventura, os defesas Luís Neto e Fábio Coentrão e o avançado Rafa são outras das novidades.

Já William Carvalho, que regressou agora à competição pelo Sporting, ainda não faz parte dos escolhidos pelo seleccionador que explicou os motivos da decisão: "
O William faz parte desta equipa. Tem aqui um lugar firmado, mas neste momento não me parece que esteja com os melhores níveis físicos. Se fosse na próxima semana ou na seguinte, se calhar, estaríamos a falar de forma diferente", notou.

Além de Vieirinha, também Beto, Raphael Guerreiro, Pepe, Adrien e Silvestre Varela ficam de fora em relação à última convocatória.

Portugal defronta a Dinamarca a 8 de Outubro, em Braga, num jogo em que pode garantir no grupo I o apuramento directo para o Europeu do próximo ano em França. Três dias depois, joga em Belgrado frente à Sérvia. E o seleccionador português quer dar o passo final rumo ao Euro 2016 já frente aos escandinavos, ainda que antecipe muitas dificuldades para conquistar o ponto que lhe falta nos últimos dois jogos no Grupo I de apuramento.

"É verdade que estamos a um passo do apuramento, mas ainda falta muito. Vamos ter dois encontros muito difíceis", observou Fernando Santos.

Para Fernando Santos, a partida com os dinamarqueses é uma verdadeira final e o seleccionador luso nem quer pensar na possibilidade de rectificar um resultado negativo no jogo seguinte, com a lanterna-vermelha Sérvia, mas lembra que para os nórdicos o embate de Braga não é menos decisivo.

"Só temos um objectivo em cada jogo em que participamos: vencer. Essa vai ser a palavra-chave que estará afixada no quadro. Se conseguirmos garantimos o apuramento. É um jogo importante, perante um adversário difícil, com grande qualidade individual e colectiva, para o qual o jogo também é uma final, até porque é o seu último", sustentou.

Líder isolado do grupo I, Portugal precisa de conquistar um ponto nos últimos dois jogos para garantir o apuramento para o Euro 2016, independentemente do que fizerem a Dinamarca e a Albânia, segundo e terceiro classificados, e os únicos rivais da "equipa das quinas" na corrida à fase final, em França.

A concentração da selecção portuguesa com vista aos dois últimos jogos do grupo I de qualificação para a fase final do Campeonato Europeu de 2016 está marcada para as 13h, em Braga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon/Fra), Rui Patrício (Sporting) e Ventura (Belenenses).

Defesas: Cédric (Southampton/Ing), Nélson Semedo (Benfica), Bruno Alves (Fenerbahçe/Tur), José Fonte (Southampton/Ing), Luís Neto (Zenit/Rus), Ricardo Carvalho (Mónaco/Fra), Eliseu (Benfica) e Fábio Coentrão (Mónaco/Fra).

Médios: Danilo (FC Porto), Miguel Veloso (Dínamo Kiev/Ucr), Tiago (Atlético de Madrid/Esp), André André (FC Porto), João Moutinho (Mónaco/Fra), João Mário (Sporting) e Bernardo Silva (Mónaco/Fra).

Avançados: Danny (Zenit/Rus), Nani (Fenerbahçe/Tur), Quaresma (Besiktas/Tur), Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Esp), Rafa (Sporting de Braga) e Éder (Swansea/Ing).

Sugerir correcção
Comentar