Belenenses vence e respira um pouco melhor

A equipa lisboeta subiu um lugar na classificação, enquanto os minhotos despediram-se da Europa.

Foto
Rui Vitória não gostou do que viu da sua equipa no Restelo Miguel Riopa/AFP

O Belenenses ganhou neste sábado fôlego na luta pela manutenção e saiu provisoriamente do penúltimo lugar da I Liga, ao inverter uma desvantagem prematura frente ao Vitória de Guimarães (3-1), em jogo da 27.ª jornada.

Logo aos dois minutos, Crivellaro adiantou os visitantes no marcador, mas Deyverson, aos 51', e Fredy, aos 79', de grande penalidade, e 90'+4', operaram a reviravolta, que permitiu aos "azuis" subirem ao 14.º lugar, por troca com o Paços de Ferreira, que visita o terreno do Estoril-Praia, na segunda feira.

Por seu lado, com este desaire, o Vitória disse matematicamente adeus às competições europeias, ao somar o oitavo jogo consecutivo sem vencer e depois de ver o Nacional bater o Marítimo esta tarde.

Contudo, ainda os espectadores se estavam a sentar nas bancadas do Restelo e já os vimaranenses se adiantavam no marcador, na sequência de um livre cobrado de forma rápida, que permitiu a Crivellaro rematar à baliza e beneficiar de um desvio de João Afonso, o suficiente para enganar um desamparado Matt Jones.

A formação comandada por Rui Vitória não poderia desejar melhor entrada na partida, perante um Belenenses sem capacidade de reacção durante largo período do primeiro tempo, com muita posse de bola, mas pouca objectividade ofensiva.

De resto, o Vitória de Guimarães viria a assustar os "azuis", num remate de Moreno à barra, antes de Tiago Silva produzir a ténue reacção belenense: primeiro ao ser derrubado dentro da área, por Leonel Olímpio, e depois num cruzamento milimétrico para Miguel Rosa desperdiçar de forma clara a igualdade.

Ainda assim, o equilíbrio que o Vitória ia revelando na abordagem ao jogo sofreu um revés, à entrada para os últimos 10 minutos da primeira parte, quando Malonga viu infantilmente o segundo cartão amarelo e obrigou os visitantes a abdicarem praticamente das iniciativas atacantes.

Em vantagem numérica, o Belenenses entrou na etapa complementar decidido a inverter o rumo dos acontecimentos e acabaria por alcançar o empate, através de Deyverson, ainda que a jogada estivesse "ferida" de ilegalidade, dada a posição irregular de André Geraldes, antes da assistência para o brasileiro.

Esta seria uma tarde algo conturbada para o árbitro Artur Soares Dias, que, pouco depois, não assinalou um claro derrube de Douglas a Deyverson, dentro da área, quando o avançado estava isolado perante o guardião vitoriano.

Com o passar do tempo, iam sendo evidentes as dificuldades do Vitória em criar perigo, em contraste com o maior domínio do Belenenses, que chegaria à vantagem, numa grande penalidade convertida pelo recém-entrado Fredy, a castigar mão de Tomané.

Perto do final, e já depois de Matt Jones ter segurado a vantagem "azul", seria a vez de Deyverson receber ordem de expulsão, antes de Maazou e Barrientos causarem "calafrios" aos adeptos da casa, com dois remates às malhas laterais.

Numa altura em que o Vitória tentava o tudo por tudo em busca do empate, o paraguaio Jorge Rojas fugiu pela direita, deixou dois adversários pelo caminho e ofereceu a Fredy a tranquilidade do Belenenses.

Sugerir correcção
Comentar