Bekele estreia-se na maratona com vitória e recorde em Paris

Atleta etíope estreia-se nesta distância com uma vitória e o melhor resultado de sempre na prova parisiense

Fotogaleria
50 mil pessoas estavam inscritas THOMAS SAMSON/AFP
Fotogaleria
Maratona de Paris é uma das cinco maiores Gonzalo Fuentes/Reuters
Fotogaleria
Recorde anterior pertencia a um queniano JACQUES DEMARTHON/AFP

Foi a primeira maratona e Kenenisa Bekele não o fez por menos: triunfou na capital francesa e juntou à sua lista de recordes mais um, o da prova de Paris. O atleta etíope, de 31 anos, tirou oito segundos ao anterior melhor tempo na capital francesa, que estava na posse do queniano Stanley Biwott desde 2012, concluindo os 42.195 metros em 2h05m01s.

"Foi muito duro mas fiz o tempo que esperava. Após os 25km tive de puxar sozinho e foi muito duro", frisou o atleta, triplo campeão olímpico e pentacampeão do mundo que detém os recordes mundiais dos 5000 e 10.000 metros em pista. 

Bekele tomou a dianteira da corrida quando faltavam 14 quilómetros para a meta, mas desta vez cortou a linha final sem recorde do mundo, que continua a ser a marca fixada por Wilson Kipsang, do Quénia, que em 2013 correu a maratona de Berlim em 2h03m23s. "Foi a minha primeira maratona e não tinha muita experiência", acrescentou Bekele.

Segundo dados da organização, 50 mil pessoas, de 100 países, estavam inscritas para a 38.ª edição desta maratona, que integra o lote das cinco maiores do mundo, a par das de Nova Iorque, Londres, Berlim e Chicago. O percurso partia dos Campos Elíseos até à avenida Foch, passando pelos bosques de Vincennes e de Bolonha.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar