Atlético marca novo duelo com o Real nos “oitavos” da Taça

Juventus continua sólida na liderança da Liga italiana, enquanto PAOK está mais pressionado pelo Olympiacos na Grécia.

Foto
Gerard Julien/AFP

Está confirmado. Há um derby da capital espanhola agendado para os oitavos-de-final da Taça do Rei. Mesmo com um empate inesperado frente ao modesto Hospitalet (2-2), do terceiro escalão, o Atlético Madrid garantiu nesta quinta-feira a qualificação para a próxima eliminatória da prova, na qual enfrentará o vizinho Real Madrid pelo terceiro ano consecutivo.

Koke e Mandzukic foram os únicos habituais titulares chamados ao "onze" por Diego Simeone, que aproveitou a vantagem da primeira mão (0-3) para rodar o plantel. E acabaram por fazer a diferença, com particular destaque para o avançado croata, que aos 18’ e aos 63’ fez os dois golos dos "colchoneros".

E se para Mandzukic foram apenas mais dois golos numa carreira recheada deles (já lá vão 176 desde que chegou aos seniores do Marsonia, em 2004-05), para Rubén Alcaráz a noite desta quinta-feira ficará guardada a sete chaves no baú das melhores memórias. O avançado catalão, de 23 anos, tirou o melhor partido das escassíssimas ocasiões de golo de que dispôs o Hospitalet e bateu Jan Oblak aos 66’ e 83’.

O empate, um resultado histórico para o segundo classificado do Grupo 3 da II divisão B espanhola, foi mais do que suficiente para o Atlético rumar à próxima ronda, onde também assegurou presença o Elche, graças a um golo madrugador de Adrian Gonzalez (7’), que valeu um triunfo por 1-0 após o nulo da primeira mão frente ao Valladolid.

Athletic Bilbau e Málaga asseguraram as dua últimas vagas, eliminando o Alcoyano (1-0) e o Deportivo, que ainda assustou com um golo de Hélder Postiga (perdeu por 4-1 na Andaluzia).

Juventus soma e segue
Em Itália, a Juventus continua a passear-se no comando da Série A. A deslocação ao terreno do Cagliari ficou praticamente resolvida no primeiro quarto-de-hora, depois de Carlos Tévez (3’) e Arturo Vidal (15’) terem materializado o ascendente dos "bianconeri". E quando Llorente fez o 0-3 (50’), a Juve tirou um pouco o pé do acelerador, permitindo que os anfitriões fechassem o resultado em 1-3, com um golo de Rossettini.

Com este triunfo, o 12.º em 16 jornadas, a Juventus alarga provisoriamente para quatro pontos a vantagem sobre a Roma, que só hoje entra em campo para defrontar o AC Milan (sétimo classificado, já a uns distantes 15 pontos do líder).

Ainda mais longe do topo da tabela, mais concretamente no extremo oposto, continua o Parma, que perdeu em Nápoles por 2-0. Duvan Zapata (19’) e Dries Mertens (30’), de grande penalidade, fizeram os golos que permitem aos napolitanos ascender, à condição, ao terceiro lugar da tabela, com mais um ponto do que Lazio, Sampdoria e Génova.

A um ponto ficou também reduzida a vantagem do PAOK sobre o segundo classificado da Liga grega, o Olympiacos. O líder da prova perdeu nesta quinta-feira com estrondo no terreno do agora sétimo classificado, o Pas Giannina, por 3-0.

Sugerir correcção
Comentar