Aru beneficia de queda colectiva para roubar liderança a Contador

Italiano é o novo camisola rosa da Volta a Itália, com 19 segundos de vantagem.

Foto
Fabio Aru: 18.º na etapa, 1.º na geral. Luk Benies/AFP

O italiano Fabio Aru (Astana) subiu à liderança da Volta a Itália, ao beneficiar de uma queda colectiva na 13.ª etapa, que prejudicou o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo).

Contador, que envergava a camisola rosa desde a quinta etapa e liderava à partida para a tirada desta sexta-feira com 17 segundos de vantagem, ficou no "corte", a pouco mais de três quilómetros da meta, permitindo a subida de Aru ao primeiro lugar da classificação, com 19 segundos de vantagem sobre o espanhol, agora 2.º classificado.

No grupo que escapou à queda, o italiano Sacha Modolo impôs-se ao sprint aos compatriotas Giacomo Nizzolo (Trek) e Elia Viviani (Sky), em Lido di Jesolo, no final dos 147 quilómetros da etapa que partiu de Montecchio Maggiore, após 3h03m08s.

As possibilidades de Richie Porte (Sky) lutar pelo primeiro lugar, já ténues, acabaram, aparentemente, de vez. O australiano foi um dos prejudicados na queda, mas, ao contrário de Contador, que esforçou-se por atenuar as perdas (40s para Modolo, 36s para Aru), pareceu ir até à meta em "ritmo de passeio", cortando-a com um atraso de 2m08s. Na geral, está agora a 5m05s de Aru.

Sugerir correcção
Comentar