Argélia, de Slimani e Brahimi, eliminada da CAN

Os jogos das meias-finais serão Gana-Guiné Equatorial e Costa do Marfim-RD Congo

Foto
A Costa do Marfim passou pela Argélia AMR ABDALLAH DALSH/Reuters

A Costa do Marfim derrotou neste domingo a Argélia por 3-1, em Malabo, no último jogo dos quartos-de-final da Taça das Nações Africanas. Com este resultado, os marfinenses garantem a última vaga nas meias-finais, onde vão enfrentar a República Democrática do Congo.

Regressam assim mais cedo a Portugal o sportinguista Slimani (entrou aos 71') e o portista Brahimi (jogou os 90'), ambos internacionais argelinos. Dois golos de Bony (26’ e 68’) e um outro de Gervinho (90’+4’) deram uma vantagem intransponível para os argelinos, que ainda foram capazes de empatar a um golo, por intermédio de Soudani (51’).

Caíram assim por terra as ambições da selecção argelina, que chegou ao torneio africano com o melhor ranking da FIFA de todas as selecções participantes (18.º) e com uma campanha no Mundial do Brasil (oitavos-de-final) que alimentava o sonho de juntar um segundo título continental ao único do seu historial, obtido em 1990.

A Costa do Marfim está assim um passo mais próximo de chegar à final e tentar conquistar o troféu, algo que já não consegue desde 1992.

A outra meia-final colocará frente a frente a Guiné Equatorial e o Gana. Os ganeses derrotaram também neste domingo, em Malabo, a Guiné-Conacri por 3-0, apurando-se pela quinta vez consecutiva para as meias-finais da CAN (embora só por uma vez tenha chegado à final).

O ex-jogador do FC Porto Christian Atsu foi a figura da partida com dois golos, aos 4 e 61 minutos, enquanto Appiah também contribuiu para o triunfo da formação ganesa com um remate certeiro aos 44’.

As “Estrelas Negras” já venceram a competição por quatro ocasiões, a última em 1982, e são favoritas frente a uma equipa da Guiné Equatorial, que joga no seu país e que chegou à final afastando a Tunísia, numa partida muito contestada pelos tunisinos, que acusam a arbitragem de ter sido decisiva para o desfecho do encontro: triunfo dos guineense por 2-1 após prolongamento.

Sugerir correcção
Comentar