Amigos, amigos, Sousa à parte

O melhor tenista nacional perdeu com o russo Gabashvili em menos de duas horas.

Foto
João Sousa foi eliminado no torneio de Umag Gonzalo Fuentes/Reuters

João Sousa regressou à competição em Umag, mas não conseguiu evitar uma segunda derrota consecutiva no ATP World Tour. O vimaranense de 25 anos tinha ficado isento da ronda inicial, por ser um dos quatro primeiros cabeças de série do torneio croata, e estreou-se frente ao amigo russo Teymuraz Gabashvili (68.º no ranking mundial), mas o habitual parceiro de treino na Academia BTT em Barcelona, acabou por mostrar-se mais consistente e passar aos quartos-de-final, ao ganhar em três sets: 3-6, 6-4 e 6-2.

Sousa (35.º) entrou melhor no encontro e dois breaks, nos quarto e sexto jogos, deram o 5-1 a Sousa, só que o tenista luso não conseguiu fechar a partida, cedendo pela primeira vez o serviço. Mas na segunda oportunidade, Sousa concluiu o set inicial com um jogo em branco.

No segundo set, foi novamente o vimaranense a obter o primeiro break, mas cedeu o serviço de imediato. A servir melhor, Gabashvili passou para a frente quebrando o adversário para 4-2. Foi então a vez de Sousa responder rapidamente, devolvendo o break, antes de igualar o marcador. Mas a 4-5, Sousa não resistiu à pressão e apesar de ganhar os dois pontos iniciais, cedeu a segunda partida.

Apoiado no serviço, Gabashvili entrou mais confiante no set decisivo e adiantou-se para 4-1, após um break no quarto jogo.

Depois de receber assistência médica devido a dores numa perna, Sousa regressou motivado e dispôs de três break-points para o 3-4, mas deixou fugir a oportunidade. E Gabashvili aproveitou o ascendente para concluir de seguida com um break em branco, em menos de duas horas. Pouco depois, Sousa voltou aos courts para disputar, ao lado do espanhol Pere Riba, os quartos-de-final de pares.

Entretanto, no challenger de Oberstaufen, Rui Machado (253.º) foi travado nos quartos-de-final pelo tenista mais cotado do torneio, o italiano Simone Bolelli (108.º), que venceu, por 7-5, 6-3. “O encontro foi disputado e foi pena não ter conseguido aproveitar a oportunidade para fechar o set quando servi a 5-4, uma vez que a entrada do meu adversário no segundo set poderia ter sido diferente”, admitiu Machado.

Sugerir correcção
Comentar