Alemanha goleia mas pode ter perdido Reus; Brasil ouviu vaias mas ganhou

Futebolista do Borussia Dortmund lesionou-se no tornozelo esquerdo e arrisca falhar o Mundial.

Foto
Reus lesionou-se e tem o Mundial em risco Daniel Roland/AFP

Foi uma noite agridoce para a Alemanha, que se despediu dos seus adeptos em Mainz, perante a Arménia, com uma goleada (6-1). Mas não havia sorrisos no final do encontro: perto da conclusão do primeiro tempo, Marco Reus colocou mal o pé esquerdo, tendo aparentemente ficado lesionado com gravidade no tornozelo. O futebolista do Borussia Dortmund saiu de campo em lágrimas, sendo transportado para o hospital. “Não sei qual é a gravidade [da lesão]”, admitiu Joachim Löw no final. Mas são grandes as probabilidades de Reus se juntar ao grupo de ausentes do Mundial devido à praga das lesões.

A Alemanha, primeira adversária de Portugal no Brasil, escolheu a Arménia para preparar esse jogo: uma equipa concentrada em defender e apostada no contra-ataque. Durante 45 minutos os alemães não encontraram a receita para desmontar a teia dos arménios, mas na segunda parte destruíram-na com seis golos. Podolski assumiu protagonismo, com três assistências e um golo.

Schürrle abriu caminho à goleada, com uma finalização espectacular de calcanhar (52’). Depois de Özil ter acertado no poste da baliza adversária, a Arménia pregou um susto à equipa de Joachim Löw: Grosskreutz cometeu penálti e Mkhitaryan não perdoou (69’). Mas a Alemanha estava imparável e, com três golos em seis minutos, resolveu a questão — Podolski (71’), Höwedes (73’) e Klose (76’). Com este golo o avançado tornou-se no melhor marcador da história da selecção alemã, com 69 golos, ultrapassando Gerd Müller.

Ainda houve tempo para ir à meia dúzia, com um “bis” de Götze. Aos 82’ concluiu uma boa combinação de Özil com Podolski e, sete minutos depois, fez o resultado final após insistência da Alemanha junto à baliza arménia. Foi a primeira vez desde Setembro de 2008 que a Mannschaft marcou seis golos — o Liechtenstein tinha sido a última “vítima”.

Em São Paulo, o Brasil também cumpriu o derradeiro jogo de preparação — é já na quinta-feira que dá o pontapé de saída do Mundial 2014, frente à Sérvia. Após uma primeira parte fraca, que até mereceu vaias dos adeptos presentes no Morumbi, a equipa de Scolari melhorou no segundo tempo e derrotou a Sérvia (1-0) com um golo de Fred.

Sugerir correcção
Comentar