Algumas razões que explicam o nosso empobrecimento

A transparência é um dos princípios que se exige, não só às organizações públicas, mas também a todos aqueles que exercem cargos governativos ou outras funções que envolvem a coisa pública.

A qualidade das instituições é consensualmente assumida como uma vertente fundamental nas condições de desenvolvimento económico, político e social de qualquer país. O livro Porque Falham as Nações, publicado em 2012 pela dupla Acemoglu e Robinson, é porventura o livro mais reconhecido pelo grande público neste domínio. Porém, a teoria do institucionalismo económico, que mais tarde, através da incorporação da teoria dos custos de transacção, evoluiu para o novo institucionalismo económico – uma transição popularizada por académicos como Oliver Williamson e Douglass North, ambos galardoados com o Nobel da Economia –, é mais antiga. A qualidade das instituições é especialmente importante para a credibilização das políticas públicas e para a criação de confiança na sociedade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 58 comentários