O que empurra os médicos do SNS para o privado?

A escassez de profissionais no SNS tem efeitos perniciosos, não apenas no acesso à saúde por parte da população, mas também nas condições de trabalho nos centros de saúde e hospitais públicos.

Ouça este artigo
00:00
06:01

A falta de médicos no SNS é hoje uma realidade, identificada pelos gestores hospitalares e reconhecida pelo Governo. Embora o número de médicos ao serviço tenha aumentado 30% desde 2015, os cuidados prestados pelo SNS continuam a ser insuficientes, por duas razões: primeiro, tem aumentado muito a procura de serviços de saúde em Portugal, como resultado do envelhecimento da população, da pandemia e das suas sequelas; segundo, porque um número crescente de profissionais trabalha a tempo parcial nos serviços públicos, complementando a sua actividade no sistema privado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 37 comentários