Obrigado, Portugal, por convidar o Papa

Os pecados da Igreja são muitos, gravíssimos, inaceitáveis. No entanto, se há Papa que tem feito um enorme esforço para a encaminhar no caminho que devia ter sido sempre o seu, é o Papa Francisco.

Ouça este artigo
00:00
03:07

Confesso que as críticas à realização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal me importunam. Portugal é um país laico. Graças a Deus, sim. Mas isso não impede que se tenha em atenção as principais características da sociedade nacional, nem o papel que a Igreja sempre teve entre nós. Oitenta por cento dos portugueses são católicos. A maioria dos restantes que professam outra religião são cristãos. E os não-crentes foram formatados pela cultura cristã. Como consta que Saramago disse: “Eu sou católico, não acredito é em Deus...” É nos Evangelhos que se baseiam as ideologias humanistas que dominam hoje os países de tradição cristã, desde pelo menos as revoluções liberais. É essa a origem das democracias ditas ocidentais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários