Faro: o problema aeroportuário de que ninguém fala

Para que o Aeroporto de Beja possa complementar o congénere de Faro, impõe-se a requalificação e reabertura de um troço da Linha do Alentejo entre Beja e Ourique, absurdamente desativado em 2012.

Inaugurado em 1966, o Aeroporto Internacional de Faro apresenta-se hoje como elemento fundamental para a atividade económica predominante no extremo sudoeste da Península Ibérica, conferindo acessibilidade global ao turismo da Região do Algarve, assim como ao de boa parte da Província de Huelva, em território da Comunidade Autónoma de Andaluzia. Concebida para atender a um tráfego anual de 6 milhões de passageiros, a infraestrutura aeroportuária do Algarve registou em 2019, ano que precedeu a crise pandémica mundial, a impressionante cifra de 9 milhões de utilizadores, nível de tráfego praticamente recuperado três anos mais tarde, ultrapassado o biénio de confinamento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários