Joe Biden ultrapassa os cinco milhões de votos de vantagem sobre Trump

Ainda há votos por contar, mas Biden foi eleito com mais de 77,4 milhões de votos apurados. É o candidato presidencial mais votado de sempre e tem a maior vitória no voto popular desde Franklin D. Roosevelt, em 1932.

Foto
Biden derrotou Trump e tornou-se no candidato mais votado de sempre Reuters/KEVIN LAMARQUE

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, superou esta quarta-feira os cinco milhões de votos de vantagem em relação ao cessante, Donald Trump, totalizando 77,4 milhões de boletins apurados.

De acordo com a mais recente contagem, confirma-se que Joe Biden se tornou no candidato presidencial mais votado na história das eleições nos Estados Unidos, somando 77,4 milhões de votos, contra os 72,3 milhões obtidos pelo republicano Donald Trump.

No total, Biden recolheu 50,8% dos votos totais nos Estados Unidos (uma percentagem que deve aumentar à medida que os últimos boletins forem contados): é o candidato com a segunda maior vitória de sempre no voto popular, atrás apenas de Franklin D. Roosevelt, quando este foi eleito em 1932.

No Colégio Eleitoral, Joe Biden contabiliza 290 votos e Donald Trump 217, mas ainda não são conhecidos os resultados finais do Arizona, da Carolina do Norte e da Geórgia.

O Colégio Eleitoral é um órgão composto por 538 delgados eleitos pelos estados em função da sua população. O candidato vencedor em cada estado, mesmo que seja por um único voto, garante todos os representantes, com excepção do Nebrasca e Maine, e quem assegurar dispor de 270 delegados vence as eleições.

Joe Biden já garantiu o número suficiente de votos populares para ser eleito como próximo Presidente dos EUA, mas Donald Trump, que procurava ser reeleito, acusa os democratas de terem “roubado a eleição” e tem denunciado, sem exibir provas, a existência de “fraude eleitoral”, tendo apresentado várias queixas em tribunal.

Os serviços eleitorais da Geórgia anunciaram esta quarta-feira uma auditoria aos resultados nesse estado, o que desencadeará uma recontagem dos votos.

O secretário de Estado da Geoórgia, Brad Raffensperger, disse esta quarta-feira que o seu gabinete pretende que o processo de recontagem completa dos votos comece até ao final da semana e que se conclua até 20 de Novembro.

Após a certificação dos resultados da contagem manual, que está a terminar, o Partido Republicano poderá então solicitar uma outra recontagem, que será realizada por máquinas, explicou Raffensperger.

Sugerir correcção