Open de Portugal mantém-se em 2018, com “downgrade”

Deixa de ser dual ranking e passa a pontuar apenas para o Challenge Tour,

Foto
O inglês Matt Wallace foi o vencedor da edição de 2017 © RAMIRO DE JESUS

Regressado em 2017 à actividade após sete anos de ausência, o Open de Portugal @ Morgado Golf Resort voltará a realizar-se em 2018 e na mesma data – de 11 a 14 de Maio – mas com um downgrade: deixa de ser um torneio dual ranking, ou seja, pontuável em simultâneo para o European Tour e o Challenge Tour, para integrar unicamente o calendário deste último circuito, que representa a segunda divisão do golfe profissional europeu. A notícia foi hoje avançada pelo jornal “Record”. 

“Tentámos tudo para que o torneio se mantivesse em dual ranking, infelizmente não conseguimos reunir os apoios para isso”, afirmou Miguel Franco de Sousa, presidente da Federação Portuguesa de Golfe, ao GolfTattoo, acrescentando: “Para nós, do ponto de vista estratégico, é igual, porque continuamos a beneficiar do mesmo conjunto de wilds cards para os portugueses competirem no Challenge Tour. É só pena do ponto de vista da promoção do país, porque um torneio do European Tour tem muito mais visibilidade do que um do Challenge Tour.” 

O ano passado, o Open de Portugal teve um prize-money de 500 mil euros, dos quais €330 mil comparticipados pelo European Tour, que este ano não repete o apoio – a semana em questão, ao contrário do ano passado, está já ocupada com o Rocco Forte Open – Verdura, na Sicília, Itália. “O prize-money para 2018 ainda não está definido, estamos neste momento a ver que nível de apoios privados é que vamos conseguir, mas será sempre na ordem dos 170 ou 180 mil euros”, adianta Miguel Franco de Sousa. 

O número de wild cards para jogadores portugueses no Challenge Tour andará à volta dos 40, incluindo para o Open de Portugal. “A quantidade de convites depende do número de participantes no Open e não do valor dos prémios”, explicou José Correia ao “Record”, referindo ainda que a colocação do torneio português entre dois eventos em Espanha lhe poderá ser favorável: “Muitos jogadores quererão jogar os três torneios, por terem menos custos em semanas reduzidas, dada a proximidade das provas. Isso reforçará a qualidade da lista de inscritos”, disse.

A promoção e organização é tripartida pela FPG, PGA Portugal e Nau Hotels & Resorts, detentora do Morgado Golf Resort.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar