Quero fazer uma obra, e agora?

Contratar um arquiteto para elaborar um projeto é um investimento garantido.

Em algum momento, muitos de nós já realizaram obras em casa. A grande maioria, talvez não tenha recorrido a um arquiteto. Possivelmente a gestão de prazos, materiais, equipa de obras foi algo caótica e poderá até nem ter corrido na perfeição (quando o resultado final não foi exatamente o esperado).

Talvez a falha tenha sido no planeamento. Ou então, na falta dele.

Porque é esse o passo mais importante em qualquer obra, por mais pequena que seja. É essencial pensar antes de realizar, de preferência, recorrendo a apoio técnico especializado.

O arquiteto assume aqui um papel fundamental pois tem a capacidade técnica para reformular o espaço de acordo com as exigências do cliente, gerindo estética e funcionalidade simultaneamente, de forma a tirar o maior, e melhor, partido do mesmo. Do seu planeamento resulta o projeto, um guia que assume extrema importância neste processo e que permite de forma rigorosa, estabelecer o orçamento.

Uma casa é já por si um investimento, se sobre isso está também a pretensão de realizar uma obra, ninguém quer surpresas.

São precisamente essas as vantagens de realizar um projeto – ter a garantia de ter um orçamento rigoroso sobre o valor que vai gastar e ter a noção de como o imóvel vai ficar.

No projecto está tudo esquematizado por áreas e materiais, valor e quantidades necessárias a adquirir, de forma a evitar o desperdício a nível financeiro.

Por outro lado, também permite ao cliente ter a noção dos materiais que vão ser aplicados em obra e como. O arquiteto possui as ferramentas necessárias para mostrar como o imóvel irá ficar após a intervenção de obra, antes mesmo de esta acontecer. O cliente será acompanhado a showrooms podendo testar conjugações e combinações de materiais, mesmo antes da sua aquisição, de forma a satisfazer o seu gosto pessoal.

Contratar um arquiteto para elaborar um projeto é um investimento garantido.

Por isso mesmo, procurar um atelier de arquitetura e perguntar quanto fica realizar um projeto e acompanhar a obra a que se propõe possa ser o passo número um à pergunta colocada no início deste artigo de opinião.

Talvez fique desmistificado que afinal ter um arquiteto não é um luxo…mas sim, uma necessidade.

A autora escreve de acordo com a antiga ortografia

Arquitecta e diretora criativa e fundadora da ARQAMA

Sugerir correcção
Comentar