Moeda comemorativa dos 250 anos da Torre dos clérigos apresentada a 25 de Junho

É mais um momento forte das comemorações desta data importante para o mais conhecido monumento do Porto.

Foto
Moeda será apresentada pelo ainda bispo do Porto, D. Manuel Clemente Adriano Miranda

A moeda corrente comemorativa denominada “250.º Aniversário da Torre dos Clérigos”, cujas características foram aprovadas em Abril em Diário da República, vai ser apresentada ao público no próximo dia 25 de Junho, na Torre dos Clérigos.

A Irmandade dos Clérigos e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) vão dar a conhecer a moeda numa cerimónia que contará com a presença de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, recentemente nomeado Cardeal Patriarca de Lisboa.

A moeda tem um valor facial de dois euros e foi desenhada pelo escultor português Hugo Maciel. Na sua face nacional  é representada a Torre dos Clérigos, no centro da composição, em perspectiva de baixo para cima, de modo a conferir -lhe verticalidade e monumentalidade. Num segundo plano, define -se, visto do rio, o Porto, cidade que é indissociável daquele monumento, que é circundada pelas legendas "250 Anos Torre dos Clérigos – 2013" e o escudo nacional com a legenda "Portugal”, segundo a portaria do Ministério de Finanças publicada em Diário da República.

A emissão desta moeda serve para evidenciar a “relevância histórica e arquitectónica” do monumento que é considerado um ex-líbris da cidade portuense. 

Sugerir correcção
Comentar