Merkel eleita personalidade do ano da revista Time

A chanceler alemã é a primeira mulher a receber o título desde que a revista mudou a designação de "Homem do Ano" para "Personalidade do Ano".

Foto
A revista elogia "a moral inabalável" de Merkel AFP PHOTO / TIME

Angela Merkel, chanceler da Alemanha desde 2005, foi eleita esta quarta-feira como a personalidade de 2015 pela revista norte-americana Time. A publicação, que desde 1927 elege uma personalidade marcante para cada ano que passa, aponta a líder da alemã como “a chanceler do mundo livre”.

De acordo com a editora Nancy Gibbs, Merkel foi eleita por “pedir mais do seu país do que a maioria dos políticos se atreveria a pedir, por se manter firme contra a tirania e a conveniência, e por liderar o país com uma moral inabalável, escassa no mundo de hoje”.

A escolha é justificada pelo seu desempenho político dentro da União Europeia, sobretudo nas negociações do resgate económico da Grécia e na abertura do país ao acolhimento de refugiados, apesar da controvérsia interna a respeito da decisão.

“Merkel promoveu uma série de valores distintos no poder — humanidade, generosidade, tolerância — para demonstrar como a força da Alemanha pode servir para salvar, e não para destruir”, escreve Gibbs.  

Na lista de candidatos apresentada esta segunda-feira, constava o líder do autoproclamado Estado Islâmico, Abu Bakr Baghdadi, que ficou em segundo lugar na corrida, o candidato à Presidência dos EUA, Donald Trump, que ocupou o terceiro ligar, e o Presidente russo, Vladimir Putin, em último na tabela de oito finalistas.

Desde que a revista alterou o título de "Homem do Ano" para "Personalidade do Ano", em 1999, Merkel, agora com 61 anos, é a primeira mulher a receber o título. No ano passado, a Time elegeu não uma, mas várias "personalidades do ano", ao reconhecer o trabalho de várias pessoas no combate à epidemia do ébola.

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários