Sporting pede à UEFA repetição do jogo com o Schalke 04 ou o dinheiro do empate

Director desportivo do Schalke 04 reconhece que o clube foi beneficiado pela arbitragem, chegando a agradecer, de forma irónica, a Platini.

Foto
Marco Silva confronta a equipa de arbitragem com os erros no Schalke 04-Sporting Ina Fassbender/Reuters

O Schalke 04 revelou nesta quinta-feira que o Sporting pediu à UEFA a repetição do jogo da Liga dos Campeões entre as duas equipas, devido a erros da arbitragem, ou o pagamento do prémio relativo a um empate.

De acordo com um comunicado que o clube alemão publicou no seu site na Internet, "o Sporting não aceita o resultado do jogo de terça-feira", que terminou 4-3 para os alemães, com o último golo a resultar de um penálti muito contestado pelos "leões".

"Os verde-brancos pediram uma repetição do jogo ou, em alternativa, o pagamento do prémio relativo a um empate" [cerca de 500 mil euros], indica o clube alemão.

O Schalke 04 acrescenta que a UEFA já pediu uma opinião aos germânicos sobre o assunto, que agora "seguirá rapidamente, tendo em conta a defesa dos interesses" do clube.

Na quarta-feira, o Sporting anunciou que iria apresentar um protesto na UEFA depois da derrota de terça-feira.

Nesse encontro, da terceira jornada da Champions, disputado em Gelsenkirchen, o Sporting actuou com menos um jogador a partir dos 33 minutos, devido à expulsão de Maurício, e alega que o segundo golo dos alemães é precedido de fora de jogo e o quarto, que garantiu a vitória à formação da casa já nos descontos, acontece na sequência de uma grande penalidade inexistente.

As imagens da partida, que foi dirigida pelo russo Sergei Karasev, mostram que no lance do penálti a bola bate na cara do defesa argentino Jonathan Silva e não na mão, como terá entendido a equipa de arbitragem.

O prejuízo para os "leões" foi até reconhecido pelo director desportivo do Schalke 04, Horst Heldt. Crítico em relação à opção defendida pela UEFA de ter árbitros assistentes adicionais (vulgarmente designados árbitros de baliza) o dirigente germânico declarou ao jornal Der Westen: "Grande ideia, Platini. O sistema funciona."

Heldt reforçou a sua oposição à opção da UEFA. "Já expressei algumas vezes a minha visão crítica da existência de árbitros de baliza, mas desta vez tenho de 'agradecer'", começou por afirmar, acrescentando: "Consigo perceber a fúria. Se tivesse acontecido connosco, perdia a compostura". com Lusa

Sugerir correcção
Ler 2 comentários