“Zenit tem jogadores que conhecem perfeitamente as ideias do Benfica”

Jorge Jesus enfrenta primeira jornada da Champions com “optimismo e confiança”.

Foto
Francisco Leong/AFP

O Benfica recebe terça-feira o Zenit S. Petersburgo na primeira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões (19h45, TVI) e o treinador Jorge Jesus garante que “o optimismo e a confiança são sempre totais”. Mas também lembrou que actuam no emblema russo jogadores que actuaram no Estádio da Luz às suas ordens e conhecem bem as ideias dos “encarnados”.

“O Zenit vai ter alguma vantagem, tem três jogadores que conhecem perfeitamente as ideias do Benfica”, apontou Jorge Jesus, referindo-se a Garay, Javi García e Witsel. Mas não só: a equipa orientada por André Villas-Boas também conta com os internacionais portugueses Neto e Danny e com o ex-FC Porto Hulk. Sobre este último, em dúvida por questões físicas, Jorge Jesus espera que alinhe de início: “Nada aponta para que ele não possa estar no jogo. No último jogo do Zenit jogou, e jogou bem. Não me apercebi de nada, conto que ele esteja no jogo de início.”

O arranque da equipa de André Villas-Boas na Liga russa está a ser perfeito: sete vitórias em sete jogos. Mas o confronto directo entre os dois técnicos não será o mais importante, acredita Jorge Jesus. “Os treinadores, quando têm confrontos, não são eles directamente, é a equipa deles. Já fui goleado por ele, já goleei...”

Jorge Jesus reconheceu que o Zenit está a ter um bom início, mas também destacou o começo de época forte que a sua equipa está a fazer. “É verdade que o Zenit está a apresentar um começo de época forte. Mas o Bayer Leverkusen também e o Benfica também. O Mónaco não está a começar tão bem, mas também é uma equipa com muito poder. Isto é um torneio de poucos jogos, é sempre importante vencer o primeiro jogo. Era óptimo começar a Champions com uma vitória”, admitiu.

Jorge Jesus voltou, aliás, a sublinhar o equilíbrio do Grupo C, que conta também com Bayer Leverkusen e Mónaco. “Este é um grupo forte, muito nivelado. Mantenho aquilo que disse após o sorteio: destas quatro equipas qualquer uma pode ser apurada ou nem sequer ir para a Liga Europa”, frisou. Mas garantiu que o objectivo é seguir em frente na competição: “O optimismo e a confiança são sempre totais. Temos confiança no nosso valor e na nossa equipa.”

Quanto à desconfiança que existiu no início da temporada, Jorge Jesus mostrou-se tranquilo. “Pré-época é pré-época, jogos a sério são jogos a sério. Cada treinador tem a sua metodologia de pré-época. Trabalhamos em função de um objectivo e termos começado bem o campeonato não é novidade nenhuma. Sabemos o que estamos a fazer”, reforçou o técnico “encarnado”. “Quando se perde dez jogadores que normalmente jogavam, e estou a contar com Fejsa e Rúben Amorim, que estão lesionados, é natural que possa haver algumas dúvidas em relação ao valor da equipa”, acrescentou.

Também presente na conferência de imprensa de antevisão da partida contra o Zenit, o brasileiro Anderson Talisca, que rubricou um hat-trick na vitória (5-0) sobre o Vitória de Setúbal, confessou que a estreia na Liga dos Campeões será a concretização de um sonho. “É um momento muito importante para mim e para a minha carreira, com o qual eu sonhava. Vamos jogar com uma equipa que tem muita qualidade”, apontou.

Sugerir correcção
Comentar