Telma Monteiro vice-campeã mundial de judo pela quarta vez

Portuguesa perdeu a final com a japonesa Nae Udaka e continua sem chegar ao ouro.

Foto

A portuguesa Telma Monteiro conquistou pela quarta vez uma medalha de prata nos Mundiais de judo, ao perder a final da categoria -57 kg frente à japonesa Nae Udaka.

A judoca do Benfica já tinha sido vice-campeã em 2007, 2009 e 2010, continuando, assim, sem conseguir chegar ao ouro.

Desta vez, em Cheliabinsk (Rússia), voltou a não conseguir quebrar a malapata. Depois de ter vencido quatro combates, elminando a cazaque Sevara Nishanbayeva, a norte-americana Marti Malloy (que a tinha derrotado nos Jogos Olímpicos de 2012), a suíça Fabienne Kocher e a mongol Sumiya Dorjsuren, Telma caiu na final.

Após um empate no tempo regulamentar, a portuguesa perdeu frente à japonesa Udaka no "ponto de ouro", um prolongamento da final que é vencido por quem conquistar primeiro um tipo de vantagem.

No final do combate, Telma Monteiro revelou que o seu objectivo era "ganhar uma medalha" e afirmou que não estava entre as favoritas. "Acredito no meu judo e no meu trabalho. Desta vez, decidi pensar combate a combate e assim cheguei à final", disse à Lusa. Aos 28 anos, a atleta garantiu que o dia de abandono da modalidade "ainda não chegou".

O director técnico da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), Rui Vieira, considerou o resultado "fantástico" e, em declarações à Lusa, deixou um apontamento em relação à arbitragem. "Pode-se questionar apenas um castigo por falta de combatividade à judoca japonesa, em cinco minutos de combate", afirmou o dirigente. O historial de Telma Monteira faz dela "um fenómeno ímpar no desporto português", acrescentou ainda Rui Vieira.

Em relação a André Alves e Jorge Fernandes (nos -73 kg), Rui Vieira lembrou que o primeiro foi eliminado, num combate decidido por shido, frente ao norte-coreano Hong Huk Hyon, que se sagraria vice-campeão, e Jorge Fernandes fez a sua estreia em Mundiais frente ao húngaro Miklos Ungvari, vice-campeão olímpico em Londres2012.

 


 

 

 

Sugerir correcção
Comentar