FIFA ameaça excluir cidade de Curitiba do Mundial 2014

Caso os trabalhos no estádio não avancem até 18 de Fevereiro, a cidade não abre as portas ao Campeonato do Mundo de futebol.

Foto
O estádio de Curitiba é o mais atrasado dos que vão receber jogos do Mundial 2014 Christophe Simon/AFP

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, avisou, nesta terça-feira, que caso os trabalhos no Estádio de Curitiba, não progridam até 18 de Fevereiro, data da próxima avaliação da instituição, a cidade brasileira não será palco de nenhum jogo do Mundial 2014.

“Não podemos organizar nenhum jogo sem estádio, esta é uma situação de emergência, mas esperamos que a mesma evolua rapidamente, para que a cidade de Curitiba não fique fora do Campeonato do Mundo de 2014”, explicou Jérôme Valcke depois da inspecção da FIFA ao recinto.

O dirigente acrescenta ainda: “Não espero ver o estádio pronto até 18 de Fevereiro, mas ainda assim quero progressos. Muitas pessoas querem cá vir e a Espanha, campeã mundial, quer jogar aqui. Portanto, esperamos que esta advertência seja o suficiente para alcançar resultados.”

Inicialmente esperava-se que os 12 estádios brasileiros, onde se vão realizar os jogos para o Campeonato do Mundo de 2014, estivessem prontos até dia 31 de Dezembro de 2013. Pretendia-se que a FIFA pudesse realizar todos os testes necessários durante os seis meses que antecedem o início do Mundial.

No entanto, até ao final de 2013 estavam prontos apenas seis estádios, os mesmos que foram utilizados na Taça das Confederações em Junho do mesmo ano. Os restantes não cumpriram o dito calendário.

O estádio da cidade de Curitiba está 90% terminado e é aquele em que os trabalhos estão mais demorados, superando até os atrasos do estádio do Corinthians, em São Paulo, onde desabou uma estrutura da cobertura, no final de Novembro de 2013.

Sugerir correcção
Comentar