Vamos colocar este Sequeira no lugar certo

Rui Moreira propõe que o Porto contribua para a aquisição do quadro de Sequeira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, anunciou esta sexta-feira que vai propor na próxima reunião do executivo autárquico que seja feita uma contribuição de 15 mil euros para a aquisição do quadro de Domingos Sequeira pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

Durante uma intervenção no Museu da Misericórdia do Porto, onde foi apresentado o quadro A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos, de Josefa de Óbidos, Rui Moreira disse que a contribuição será feita "esperando, naturalmente, poder reivindicar no futuro que este princípio de solidariedade territorial se aplique também quando [o Porto é] receptor".

O autarca explicou ainda como chegou ao montante que irá sugerir: “A nossa contribuição será correlativa ao peso dos cidadãos do [município do] Porto: considerando que [a tela] custa 600 mil euros e que nós somos 2,5% da população nacional, a contribuição que irei propor será de 15 mil euros", afirmou.

Em resposta, o ministro da Cultura, João Soares, agradeceu "o gesto do senhor presidente da câmara, de profunda generosidade", mas sublinhou que "está quiçá aquém daquilo que o Porto merece, porque 2,5% é menos do que o Porto vale". Ainda assim, acrescentou que espera que "todos os outros autarcas do país" sigam o exemplo de Moreira.

O director do MNAA, António Filipe Pimentel, sublinhou na quarta-feira que o donativo da Fundação Aga Khan para a campanha de Domingos Sequeira – um contributo de 200 mil euros – "vem coroar o esforço de milhares de portugueses".

Com a entrega daquele valor, a campanha de angariação de fundos para a compra do quadro de Domingos Sequeira, Adoração dos Magos, ultrapassa dois terços do valor total necessário para adquirir a obra, que é de 600 mil euros. A campanha, inédita em Portugal, decorre até Abril, e o MNAA tem toda a informação disponível no seu site.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.