Modelo de moderação e reputação

Os comentários do PÚBLICO são geridos em primeira instância pelos próprios leitores, que aprovam ou rejeitam participações de acordo com as regras da comunidade.

Cada leitor tem uma reputação, calculada automaticamente a partir do número de participações na comunidade – comentando, moderando comentários de outros leitores. A qualidade dessas participações também conta: aprovar um comentário, por exemplo, contribui para aumentar a reputação; mas, se esse comentário violar os critérios de publicação e for denunciado por outro leitor, o moderador é penalizado.

Essa reputação traduz-se numa escala hierárquica: os leitores começam por ter o estatuto de “iniciante”, evoluindo depois para “experiente”, “influente” e, por fim, “moderador”. A cada um desses estatutos correspondem diferentes capacidades de comentar e moderar comentários.

Apesar de um princípio de automoderação reger a comunidade, o PÚBLICO reserva o direito de intervir a qualquer momento, corrigindo as decisões de moderação dos leitores, eliminando conteúdo impróprio, sancionando ou expulsando utilizadores, e encerrando as caixas de comentários de determinados artigos.


Limites à participação

A participação na comunidade é reservada a assinantes que aceitem e cumpram as regras expostas.

Os membros da comunidade não têm qualquer limitação diária do número de comentários ou de acções de moderação, mas continuam obrigados a cumprir as regras da comunidade e estão sujeitos a sanções em caso de infracção.

As caixas de comentários são encerradas no final de 72 horas após a publicação do artigo.


Critérios de publicação

Os comentários só devem ser publicados se estiverem de acordo com os seguintes critérios. Se violarem algum destes pontos, devem ser reprovados, mesmo que violem apenas um.

  1. São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, ataques pessoais, linguagem grosseira ou difamatória;
  2. São expressamente proibidas incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos, bem como declarações discriminatórias de qualquer natureza;
  3. Não são permitidos comentários que visem deliberadamente desinformar os leitores acerca de processos eleitorais, questões legais ou matérias de saúde e de segurança pública, bem como declarações de apoio a actos ilícitos ou perigosos;
  4. Não é permitida a divulgação de dados pessoais ou de detalhes da vida privada de terceiros, incluindo de qualquer membro da redacção do Público. Não é igualmente permitida a usurpação de identidades alheias, nem a divulgação da identidade por detrás de um pseudónimo de um membro da comunidade. Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
  5. Os comentários devem ser escritos integralmente em português, salvo referências pontuais noutros idiomas, como nos casos de títulos de obras literárias ou cinematográficas, títulos de artigos ou vídeos, ou expressões idiomáticas. Os comentários não podem ser escritos em maiúsculas, salvo no início das frases e em siglas e acrónimos. Os comentários não podem incluir hiperligações (links), endereços web (URL) ou qualquer código HTML;
  6. É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
  7. Não são permitidos comentários repetidos, parcialmente ou na íntegra, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes. É igualmente proibida a submissão ou republicação de comentários rejeitados ou eliminados, mesmo que ligeiramente editados;
  8. É proibida a violação do limite de caracteres através da publicação de comentários divididos por várias entradas. Seja conciso e dê lugar aos outros leitores no debate;
  9. É proibido ferir ou incentivar a ferir estas regras, mesmo com recurso ao humor, ao sarcasmo, à referência indirecta ou à citação.

Critérios de moderação de comentários e outras regras da comunidade

  1. É proibida a rejeição de comentários por divergência pessoal ou de opinião, para fins de manipulação do debate ou do nível de reputação dos membros da comunidade, ou por qualquer motivo que não conste dos critérios de publicação de comentários;
  2. Não é permitido o abuso do estatuto de moderador para perseguir, condicionar ou atacar qualquer outro leitor;
  3. O uso abusivo e injustificado da ferramenta de denúncia de comentários, bem como dos canais de contacto com a redacção do PÚBLICO, é igualmente sancionável;
  4. É proibida a utilização de mais do que uma conta para contornar o sistema de moderação de comentários, manipular um debate ou para qualquer outra finalidade que vá contra as regras da comunidade;
  5. Não é permitida a reactivação de uma conta excluída, bem como qualquer acção que vise contornar uma sanção aplicada;
  6. O PÚBLICO incentiva a utilização do nome real do utilizador. Ainda assim, é permitido o uso de pseudónimos, desde que não sejam utilizados para fins contrários às regras da comunidade. Deve manter o mesmo pseudónimo de forma a manter um registo público da sua participação na comunidade, não o alterando. É proibido o uso de pseudónimos com mensagens ofensivas ou provocatórias;
  7. Agradecemos críticas construtivas, mas ataques, insultos ou insinuações de qualquer natureza dirigidas a jornalistas ou a qualquer outro elemento da redacção do PÚBLICO, bem como aos seus colunistas e colaboradores, não serão toleradas;
  8. O contacto directo com a redacção do PÚBLICO com recurso a linguagem imprópria ou desrespeitosa, bem como qualquer tentativa de condicionamento ou coacção sobre membros da redacção do PÚBLICO, é também penalizado.

Sanções

A rejeição, denúncia e exclusão de comentários tem efeitos automáticos no nível de reputação do seu autor. De igual modo, a aprovação de um comentário anteriormente rejeitado e a exclusão de um comentário aprovado resultam automaticamente na perda de pontos do moderador.

Adicionalmente, o PÚBLICO reserva o direito de despromover ou de suspender temporária ou permanentemente um utilizador que viole os critérios de publicação de comentários ou as regras de moderação, ou por qualquer conduta que o PÚBLICO considere ser prejudicial ao funcionamento da comunidade.

Nem a existência de uma assinatura paga do PÚBLICO, nem qualquer outra circunstância externa à comunidade confere ao leitor um estatuto de excepção ou imunidade em relação às regras ou sanções previstas, incluindo a expulsão.


Recomendações adicionais

O PÚBLICO sugere ainda critérios adicionais de estilo, conteúdo e conduta (que não servem para a reprovação de comentários caso não sejam cumpridos, mas para ajudar a melhorar a qualidade do debate):

  1. Os comentários devem ser escritos com recurso a linguagem clara, concisa e com raciocínio e estilo fáceis de seguir. Evite a ironia ou o sarcasmo, que são figuras de estilo nem sempre perceptíveis através da comunicação textual.
  2. Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” devem ser evitados;
  3. Um comentário não é uma carta. Não devem ser utilizadas fórmulas de cortesia usuais como “Exmos senhores” e “atentamente”, nem agradecimentos;
  4. Se apenas pretende corrigir um erro num texto, utilize o botão “Sugerir correcção”, disponível em todas as notícias, no final do texto. A mensagem é enviada directamente ao autor do texto e aos editores, que agradecem a atenção e participação dos Leitores do PÚBLICO.

Contacto com a redacção

O PÚBLICO delega a moderação dos comentários aos seus leitores, devendo estes aprovar, rejeitar ou denunciar participações em linha com as regras da comunidade. A redacção só agirá em segunda instância, quando entender que a comunidade negligenciou as suas regras.

Qualquer situação excepcional pode ser reportada através do email, e apenas por este meio. O PÚBLICO não dispõe de uma equipa exclusivamente dedicada à comunidade, pelo que pode não responder em tempo útil.

O PÚBLICO reserva ainda o direito de não prestar esclarecimentos adicionais sobre o funcionamento da comunidade, nem de explicar as razões da exclusão de um comentário ou de uma conta, uma vez que essas acções decorrem das regras acima expostas.


Tem dúvidas sobre o funcionamento da comunidade? Consulte a nossa página de perguntas e respostas.