Explosão no Gana arrasa centenas de edifícios

A explosão aconteceu na sequência de uma colisão de um camião com explosivos com um motociclo. Não há ainda balanço oficial de vítimas, mas teme-se que o número seja elevado.

Foto
Uma foto partilhada nas redes sociais mostra uma cratera profunda no epicentro da explosão #AFCON2021 Netbuzz Africa/TWITTER

Uma explosão em Apiate, na região ocidental do Gana, arrasou centenas de edifícios. Não há ainda balanço oficial de vítimas, mas teme-se que o número seja elevado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Uma explosão em Apiate, na região ocidental do Gana, arrasou centenas de edifícios. Não há ainda balanço oficial de vítimas, mas teme-se que o número seja elevado.

A explosão aconteceu na sequência de uma colisão de um camião com explosivos com um motociclo.

Vídeos partilhados nas redes sociais, não verificados, mostram uma enorme área arrasada, onde são visíveis apenas destroços. Uma fotografia partilhada por um membro do conselho local mostra uma cratera profunda no epicentro da explosão.

Segundo Seji Saji Amedonu, vice-director geral da Organização Nacional de Gestão de Desastres, 500 edifícios foram destruídos.

“O público foi aconselhado a sair da área para cidades próximas para sua segurança” enquanto as operações de emergência continuam, disse a polícia em comunicado. Foi solicitado às cidades vizinhas que abram os espaços públicos, incluindo salas de aula e igrejas, para abrigar os sobreviventes, disse a polícia.

A explosão ocorreu em Apiate, entre as cidades de Bogoso e Bawdie, quando um motociclo embateu contra um camião que transportava explosivos, e que estava a caminho da mina Chirano, administrada pela Kinross, com sede em Toronto.

Um porta-voz da Kinross confirmou o incidente, que ocorreu a 140 quilómetros da mina.

O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, confirmou numa publicação no Twitter que o acidente “causou a perda de vidas e a destruição das propriedades dos moradores”.

“É um incidente verdadeiramente trágico e endereço, em nome do governo, profundas condolências às famílias dos falecidos”, disse ele.

“O Governo não vai poupar esforços para garantir um rápido regresso à normalidade para os habitantes de Apiate”, sublinhou Nana Akufo-Addo no Twitter.

Os bombeiros estavam esta noite no local para apagar o incêndio provocado pela explosão e vários feridos já foram encaminhados para unidades hospitalares.

“[Os agentes policiais] tomaram conta da situação, dando apoio aos socorristas”, disse a polícia, que pediu aos moradores para manterem a calma.