Canal do Suez reabre depois de o navio Ever Given ter sido desencalhado

Primeiras embarcações começaram a atravessar o canal ao início da noite desta segunda-feira. O navio de contentores interrompia, desde há quase uma semana, o transporte marítimo de um dos canais mais movimentados do mundo.

Fotogaleria

Os primeiros navios de uma fila de espera de quase 400 embarcações que aguardavam por luz verde das autoridades começaram a atravessar o Canal do Suez ao início da noite desta segunda-feira, depois de o navio de contentores Ever Given, que bloqueou a passagem durante quase uma semana, ter sido desencalhado e de a via marítima ter sido desimpedida.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os primeiros navios de uma fila de espera de quase 400 embarcações que aguardavam por luz verde das autoridades começaram a atravessar o Canal do Suez ao início da noite desta segunda-feira, depois de o navio de contentores Ever Given, que bloqueou a passagem durante quase uma semana, ter sido desencalhado e de a via marítima ter sido desimpedida.

“O navio [Ever Given] saiu intacto e não apresenta problemas. Analisámos o fundo e o solo do Canal do Suez e, felizmente, parece que não há danos e que os navios vão passar a partir de hoje”, disse à Nile TV o presidente da Autoridade do Canal do Suez, Osama Rabie, depois da inspecção do navio desencalhado.

O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, tinha declarado há umas horas que a “crise acabou” e que o tráfego no canal iria recomeçar em breve.

Ainda assim, poderá demorar dois dias e meio a três dias a que todos os navios em espera passem o canal, uma vez que também estão a ser alvos de inspecções. O grupo Maersk disse que esta semana de imobilização pode ter consequências de semanas ou meses no transporte marítimo global.

Para que o Ever Given pudesse flutuar de novo foram retirados aproximadamente 30 mil metros cúbicos de areia, segundo a empresa Boskalis, dos Países Baixos, que participou na operação. Foram ainda usados 13 rebocadores.

De madrugada, Osama Rabie anunciou que o navio voltara a “flutuar de forma satisfatória” e que a sua posição se alterara 80% de acordo com um comunicado do seu porta-voz, George Safwat. Acrescentou, ainda, que devido às manobras de reboque, as equipas de ajuda e salvamento conseguiram movimentar a popa do Ever Given cerca de 102 metros, para longe das margens do canal, em vez dos quatro metros anteriores. A subida da maré no canal em cerca de dois metros ajudou as manobras seguintes. 

Na madrugada segunda-feira, a empresa de serviços marítimos Inchcape Shipping Services afirmou que o navio de quase 400 metros de comprimento tinha sido desencalhado com sucesso às 4h30 da manhã (hora local). 

Ainda sem se saber quando é que a navegação poderia ser retomada, Osama Rabie já teria ordenado que se façam revisões técnicas a alguns dos navios em fila de espera para passar no canal, devido à possibilidade de retoma da circulação em breve.

Mas nem todos estavam tão optimistas. “Temos movimento, o que é uma boa notícia. Mas sempre vimos esta parte como a mais fácil”, declarou então Peter Berdowski, director-executivo da empresa holandesa Boskalis, à rádio pública holandesa.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostrava a popa do navio que se teria deslocado, abrindo espaço no canal. Outros vídeos mostravam aplausos e o som de buzinas, em comemoração.

Ainda se seguiram horas de suspense, até que finalmente foi citada uma mensagem simples de um operacional envolvido na operação: “Está liberto!”

O serviço de localização de navios Vessel Finder mostrava, entretanto, que o Ever Given mudou o seu estado para “em viagem”. Mais tarde, era possível seguir o avanço do navio pelo canal.

O navio encalhara na terça-feira, na diagonal, na secção sul do canal, na sequência de ventos fortes. O tráfego marítimo da rota mais curta entre a Europa e a Ásia ficou desde então interrompido, deixando mais de 300 navios à espera de transitar pelo canal. Entre eles, estão dezenas de navios porta-contentores, graneleiros, petroleiros e navios de gás natural liquefeito (GNL) ou de gás de petróleo liquefeito (GPL), disse Osama Rabie, no domingo, ao Extra News do Egipto.

Os preços do crude caíram após a notícia de que o navio tinha sido desencalhado, com o barril de Brent a baixar 1 dólar, para 63,67 dólares. As acções da empresa taiwanesa dona do navio, a Evergreen Marine Corp, subiram 3,3%.

Cerca de 15% do tráfego marítimo mundial transita pelo Canal de Suez, que é uma das mais importantes fontes de receitas para o Egipto. A paragem custou ao canal 14 a 15 milhões de dólares por dia.

Algumas empresas decidiram redireccionar os seus navios, que passaram a viajar pela rota do Cabo da Boa Esperança. Mas esse desvio acrescenta duas semanas de viagem e custos adicionais no combustível.