UE felicita Marcelo Rebelo de Sousa pela reeleição

Charles Michel e Ursula von der Leyen deram os parabéns ao chefe de Estado

Foto
Ursula von der Leyen diz esperar que a cooperação com Marcelo Rebelo de Sousa se mantenha após a presidência portuguesa da UE LUSA/OLIVIER HOSLET

Os presidentes do Conselho e da Comissão Europeia, Charles Michel e Ursula von der Leyen, felicitaram hoje Marcelo Rebelo de Sousa, pela reeleição nas eleições presidenciais de domingo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os presidentes do Conselho e da Comissão Europeia, Charles Michel e Ursula von der Leyen, felicitaram hoje Marcelo Rebelo de Sousa, pela reeleição nas eleições presidenciais de domingo.

“Os meus sinceros parabéns a Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição como Presidente de Portugal. Tenho a certeza de que o seu mandato como Presidente, juntamente com a Presidência Portuguesa do Conselho da UE, contribuirá para uma recuperação justa, ecológica e digital. Parabéns”, escreveu Charles Michel.

O presidente do Conselho Europeu aludiu, assim, a um dos grandes objectivos fixados pela presidência portuguesa da UE neste semestre: reforçar o pilar social para conseguir “uma recuperação justa, ecológica e digital” após a pandemia, sem deixar ninguém para trás.

“Parabéns, Marcelo Rebelo de Sousa. Felicito-o pela sua reeleição como Presidente de Portugal. Espero que a nossa cooperação continue durante e após a presidência portuguesa da União Europeia”, escreveu, por sua vez, Ursula Von der Leyen numa mensagem na rede social Twitter.

Marcelo Rebelo de Sousa, de 72 anos, expressou no domingo à noite o desejo de ser o “presidente de todos e de cada um dos portugueses”, e não “dos bons contra os maus” e assinalou como primeira missão “o combate à pandemia”.

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República, com mais de 60% dos votos.