Por que razão tantas mulheres se vestiram de roxo para a tomada de posse de Joe Biden?

A nova vice-presidente, Kamala Harris, e a primeira-dama, Jill Biden, escolheram designers americanos para os conjuntos calças-casaco da tomada de posse de Joe Biden. O PÚBLICO revela o que vestiram outras primeiras-damas no dia da tomada de posse.

Fotogaleria

A nova vice-presidente, Kamala Harris, e as antigas primeiras-damas Michelle Obama e Hillary Clinton vestiram roxo para a tomada de posse de Joe Biden, como 46.º Presidente dos EUA. Já a primeira-dama, Jill Biden, optou por um fato em tweed azul. As escolhas não foram feitas ao acaso e, no fundo, todas representam o mesmo: a conciliação que procuram para o país.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A nova vice-presidente, Kamala Harris, e as antigas primeiras-damas Michelle Obama e Hillary Clinton vestiram roxo para a tomada de posse de Joe Biden, como 46.º Presidente dos EUA. Já a primeira-dama, Jill Biden, optou por um fato em tweed azul. As escolhas não foram feitas ao acaso e, no fundo, todas representam o mesmo: a conciliação que procuram para o país.

Ainda antes de Kamala Harris chegar ao Capitólio para a tomada de posse da nova administração, já Michelle Obama e Hillary Clinton haviam aparecido vestidas de roxo — num claro apelo à união. Não é novidade que o roxo, resultado da mistura das cores primárias azul (usada pelo Partido Democrata) e vermelho (usada pelo Partido Republicano), é a cor que simboliza o bipartidarismo e é aplicado na pintura do mapa dos EUA para mostrar os estados oscilantes, os chamados purple states – aqueles que uns anos votam Democrata e outros Republicano.

Foto
O casal Obama chega à tomada de posse Reuters
Foto
Hillary Clinton chega vestida de roxo à tomada de posse de Joe Biden Reuters

A mensagem que Clinton e Obama queriam transmitir foi reforçada quando a primeira vice-presidente eleita surgiu também ela com um vestido e casaco roxo. E como Harris não deixa nada ao acaso, escolheu para a execução do conjunto sóbrio dois designers afro-americanos: Christopher John Rogers, de Baton Rouge, na Luisiana, e Sergio Hudson, da Carolina do Sul. Ambos já vestiram outras figuras conhecidas como Beyoncé ou mesmo Michelle Obama.

Foto
Douh Ehmoff e Kamala Harris na chegada ao Capitólio para a tomada de posse Reuters

O conjunto violeta de Kamala Harris é também, avança a Cosmopolitan, uma homenagem a Shirley Chisholm — a primeira mulher a concorrer à Presidência dos Estados Unidos em 1972 — por ser esta a cor que a candidata usou nos panfletos da sua campanha eleitoral. A cor evoca também o feminismo por estar presente na bandeira sufragista.

Melania sai de preto e Jill entra de azul

Já a nova primeira-dama, Jill Biden, chegou com um conjunto de vestido e casaco em tweed azul com pormenores em veludo nos punhos e cristais Swarovski com pérolas no colar do vestido. A responsável por vestir a primeira-dama foi a designer do Colorado, Alexandra O’Neill, da marca emergente Markarian.

O azul parece, assim, ser uma escolha ganha para as primeiras-damas. Recorde-se que, em 2017, também Melania Trump se vestiu de azul. Já esta manhã, ao abandonar a Casa Branca, a ex-modelo escolheu um conjunto em preto — casaco Chanel e vestido Dolce & Gabbana — e óculos de sol, que só tirou do rosto para dizer algumas palavras antes da partida para a Florida.

A escolha de designers americanos por parte da nova primeira-dama, Jill Biden, e da vice-presidente, Kamala Harris, pode, assim, indicar uma nova era para a moda na Casa Branca, já que Melania Trump preferiu quase sempre vestir designers europeus.

Foto
Melania e Donald Trump na partida de Washington na manhã desta quarta-feira STEFANI REYNOLDS

O que vestiram as primeiras-damas neste dia?

2017 – Melania Trump

No dia da tomada de posse de Donald Trump, a primeira-dama Melania vestiu um conjunto azul-céu da autoria de Ralph Lauren, com uma jaqueta de cerimónia, luvas, sapatos e mala a condizer. Então, a ex-modelo foi comparada a Jacqueline Kennedy, que também usou luvas quando o marido, John F. Kennedy, tomou posse em 1961.

Foto
Melania Trump com um conjunto Ralph Lauren Reuters

2013 – Michelle Obama

Um dos conjuntos mais arrojados de Michelle Obama foi precisamente na tomada de posse de Barack Obama para o segundo mandato como Presidente dos EUA. A primeira-dama foi vestida por Thom Browne e usou um casaco com um cinto em pedraria, acompanhado de umas botas em pele e camurça.

Foto
Michelle Obama em 2013 na tomada de posse Reuters

2009 – Michelle Obama

Para a primeira tomada de posse de Obama, Michelle optou por um conjunto verde-lima da designer cubana Isabel Toledo. A escolha de cor não foi feita ao acaso — a primeira-dama pretendia passar uma mensagem de alegria e esperança. 

Foto
Michelle Obama em 2009 escolheu a designer Isabel Toledo Reuters

2005 – Laura Bush

Em 2005, George W. Bush tomou para um segundo mandato. Laura Bush usou um conjunto de vestido e casaco em branco com alguns brilhos discretos, assinado por Oscar de la Renta. Na altura, a primeira-dama chamou a atenção pela elegância e glamour face à escolha da primeira tomada de posse de Bush.

Foto
Laura Bush em 2005 Reuters

2001 – Laura Bush

Numa “escolha segura”, como à época descreveu o The Washington Post, Laura Bush usou para a tomada de posse do marido um conjunto de vestido e casaco em azul-celeste da autoria de Michael Faircloth.

Foto
Os casais Bush e Clinton em 2001 Reuters

1997 – Hillary Clinton

Em 1997, na segunda tomada de posse de Bill Clinton, a então primeira-dama Hillary optou por um conjunto em rosa-vivo de Oscar de la Renta. Para quebrar o conjunto monocromático, Clinton envergou um vistoso alfinete de peito em dourado. 

Foto
Família Clinton em 1997 Reuters

1993 – Hillary Clinton

Com um chapéu e vestida de azul (a cor dos democratas), Hillary Clinton usou um conjunto de vestido e casaco assinado por Connie Fails. Já o chapéu era de Darcy Creech.

Foto
O casal Clinton chega à Casa Branca em 1993 Reuters