A beleza pode chegar através de cosméticos à base de cannabis

A Smart Nature é uma empresa portuguesa, reconhecida pelo Infarmed, que vende online produtos de dermocosmética com uma substância proveniente da cannabis.

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As farmácias e lojas da especialidade são o próximo objectivo da empresa que pondera abrir uma loja própria, em Lisboa Elsa Olofsson/ Unsplash

E se na sua rotina de pele incluísse cremes à base de CBD – canabidiol –, uma das substâncias encontradas na cannabis? Sabe-se que esta, disponibilizada em óleo em diferentes concentrações, tem propriedades medicinais comprovadas, com poder anti-inflamatório, antioxidante, ansiolítico, anti-hiperalgésico e analgésico. A pensar nisso, em Maio, nasceu a Smart Nature, uma empresa portuguesa que vende produtos de dermocosmética com CBD, produzidos na União Europeia, testados dermatologicamente, veganos, biológicos e gender free, ou seja, indicados para todo o tipo de peles, independentemente do género.

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E se na sua rotina de pele incluísse cremes à base de CBD – canabidiol –, uma das substâncias encontradas na cannabis? Sabe-se que esta, disponibilizada em óleo em diferentes concentrações, tem propriedades medicinais comprovadas, com poder anti-inflamatório, antioxidante, ansiolítico, anti-hiperalgésico e analgésico. A pensar nisso, em Maio, nasceu a Smart Nature, uma empresa portuguesa que vende produtos de dermocosmética com CBD, produzidos na União Europeia, testados dermatologicamente, veganos, biológicos e gender free, ou seja, indicados para todo o tipo de peles, independentemente do género.

A empresa, registada no Infarmed, surgiu depois de verificar “a ausência no mercado de produtos à base de cannabis devidamente testados, certificados e autorizados pelas autoridades competentes”, declara Paula Rocha, sócia-gerente da Smart Nature, ao PÚBLICO, defendendo que é “a primeira empresa em Portugal a comercializar produtos à base de cannabis” com esses requisitos.

Para a pele, o CBD “é um forte antioxidante com potencial de antienvelhecimento” e “tem um elevado potencial anti-inflamatório”. É “adequado para peles sensíveis” e “poderá contribuir para a redução da sensação de dor e comichão”, além de que “combate a pele seca” e é “um potente calmante que permite o reforço da sensação de bem-estar”, enumera a sócia-gerente.

O lançamento dos primeiros produtos ocorreu em Novembro de 2020. Para já, apenas estão disponíveis para venda na loja online , produtos de cuidados de pele da Canzon (marca europeia de cosmética premium com CBD) com preços entre os 25 e os 75 euros. Há uma linha exclusiva de antienvelhecimento (creme de dia, creme de noite e sérum), uma de hidratação (hidratante e sérum), uma de produtos de performance e recuperação recomendada para desportistas (creme de recuperação de dor ou trauma) e creme de mãos. Brevemente vai estar disponível um creme de recuperação de acção rápida, ideal para desportistas, e uma linha de cuidado específico para psoríase e acne, informa Paula Rocha.

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Para o início deste ano está previsto o lançamento de uma linha de produtos da marca britânica Endopure, indicada para cuidados da pele e higiene pessoal. Ainda no novo ano vão ser disponibilizados outros produtos como champôs, óleo de banho, bálsamo labial, gel de ácido hialurónico, hidratante e creme de cuidado intenso. A empresa prevê ainda que os produtos estejam disponíveis em farmácias e em lojas da especialidade e pondera a abertura de uma loja física, em Lisboa.

Texto editado por Bárbara Wong