Foguetão da SpaceX explode durante teste de voo

O protótipo do Starship, de Elon Musk, explodiu na aterragem durante os testes de voo. Apesar disso, Elon Musk publicou uma mensagem vitoriosa no Twitter: “Marte, aqui vamos!”

Fotogaleria

Um protótipo de um gigantesco foguetão com que a empresa privada espacial SpaceX pretende chegar a Marte explodiu na quarta-feira na aterragem, durante testes de voo no Texas, nos Estados Unidos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um protótipo de um gigantesco foguetão com que a empresa privada espacial SpaceX pretende chegar a Marte explodiu na quarta-feira na aterragem, durante testes de voo no Texas, nos Estados Unidos.

O foguetão, sem tripulação, era um modelo conhecido como Starship, com quase 50 metros de comprimento e capacidade para transportar até 100 toneladas de carga. Destina-se a pôr pessoas e carga em órbita da Terra e a SpaceX ambiciona que o veículo viaje um dia à Lua e a Marte.

O Starship foi lançado da base da SpaceX em Boca Chica, no estado do Texas, e ascendeu cerca de 12 quilómetros, antes de regressar ao ponto de partida, onde deveria aterrar. No entanto, ao tocar terra, o foguetão explodiu.

O proprietário da SpaceX, o multimilionário Elon Musk, explicou no Twitter que durante a descida “a pressão do tanque de combustível era baixa”, o que terá feito com que a “velocidade de aterragem fosse alta”. Apesar do desenlace, Elon Musk publicou uma mensagem vitoriosa na rede social após a explosão: “Marte, aqui vamos!”

A empresa aeroespacial de Musk é conhecida pela estratégia agressiva no desenvolvimento rápido de aeronaves. Se a SpaceX já teve várias explosões nos seus voos experimentais, também já conseguiu recentemente contratos com a agência espacial norte-americana (NASA) para efectuar missões de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa). A missão mais recente chegou na segunda-feira à ISS com uma cápsula Dragon.