Vicente Jorge Silva, director de “redacções que se habituaram a pensar pela sua cabeça”

Vicente Jorge Silva morreu esta terça-feira aos 74 anos. Neste P24, prestamos homenagem ao fundador e primeiro director do PÚBLICO.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Vicente Jorge Silva morreu esta terça-feira aos 74 anos. Neste P24, prestamos homenagem ao fundador e primeiro director do PÚBLICO.

Ouvimos os testemunhos de Nuno Pacheco, que esteve ao lado de Vicente Jorge Silva na criação do jornal, e Manuel Carvalho, actual director do PÚBLICO e um dos estagiários da fundação do jornal.

Vicente Jorge Silva, que dirigiu o PÚBLICO até 1996, é recordado por todos com carinho e como um profissional “exigente que fez história no jornalismo”, que sempre sonhou fazer “um jornal com um estilo próprio”. Nesta terça-feira, várias homenagens foram feitas, incluindo uma carta aberta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao seu “amigo e camarada” Vicente Jorge Silva.

Subscreva o P24 e receba cada episódio logo de manhã. Para ter o PÚBLICO nos seus ouvidos, clique aqui se estiver num iPhone, se preferir o Spotify pode clicar aqui, estamos também no SoundCloud e nas aplicações para podcasts.

Descubra outros programas em publico.pt/podcasts.