SNS24 atendeu este ano cerca de 1,5 milhões de chamadas mais do que em 2019

Segundo os dados, foram atendidas, em 2017, quase 850 mil chamadas, número que subiu para 1.200.171 no ano seguinte e para 1.485.808 em 2019.

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Daniel Rocha

A linha SNS24 atendeu nos primeiros sete meses do ano perto de 1,5 milhões de chamadas, um número que ultrapassou o total das realizadas em 2019, segundo um balanço hoje divulgado pelos Serviços Partilhados do Ministério da saúde.

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A linha SNS24 atendeu nos primeiros sete meses do ano perto de 1,5 milhões de chamadas, um número que ultrapassou o total das realizadas em 2019, segundo um balanço hoje divulgado pelos Serviços Partilhados do Ministério da saúde.

Nos sete primeiros meses do ano (até 31 de Julho) foram atendidas 1.494.928 chamadas, no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, coordenado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Isto significa uma média de 4 095 chamadas atendidas por dia.

Uma fonte dos SPMS adiantou à Lusa que a situação da pandemia da covid-19 fez “aumentar bastante” o volume de chamadas para o centro de contacto. “Fizemos em seis meses mais do que tínhamos feito no ano anterior”, disse a mesma fonte, adiantando que durante o “estado de emergência”, muitas das chamadas realizadas para a linha eram para esclarecimentos de dúvidas sobre a doença.

Segundo os dados, o serviço de triagem realizado por enfermeiros reencaminhou 30 488 utentes para áreas dedicadas à covid-19 nos cuidados de saúde primários e 83 631 para serviços de urgência hospitalar com esta valência.

A maioria (131 823) ficaram em vigilância domiciliar, segundo orientações da Direcção-Geral da Saúde (DGS), que criou algoritmos específicos para orientação dos doentes infectados com o vírus SARS-Cov-2.

Este ano, foram encaminhados 985.781 utentes para o Centro de Informação Antivenenos (CIAV), centros de saúde, Instituto Nacional de Emergência Médica (INE) e serviços de urgência, mas também para ficarem em autocuidados, indicam os dados da SMPS.

No dia 1 de Abril, arrancou o serviço de aconselhamento psicológico dedicado a utentes e profissionais de saúde. No entanto, até 14 de Março, havia registos de falhas no atendimento das chamadas. Até 5 de Agosto, recebeu 27.118 chamadas, das quais 24.846 de utentes e 2.272 de profissionais de saúde.

Foi também disponibilizado no site do SNS24, a 21 de Abril, um novo canal de acesso para cidadãos surdos, através de ferramenta de videochamada, em articulação com o Instituto Nacional para a Reabilitação.

Desde 21 de Abril até 5 de Agosto deste ano, realizou 559 atendimentos por um intérprete de língua gestual portuguesa a cidadãos surdos, dos quais 267 se referem a triagens. De acordo com a SPMS, os atendimentos através de intérprete de língua gestual portuguesa a cidadãos surdos, estão também disponíveis para cidadãos surdos que necessitem de mediação no Serviço Nacional de Saúde (centros de saúde e hospitais).

O Portal do SNS24, lançado em Janeiro de 2019, teve nesse ano “1 455 792 utilizadores e este ano, até 5 de Agosto, 4 730 105, representando um crescimento superior a 900% em relação período homólogo”, refere a SPMS, adiantando que os conteúdos informativos do âmbito covid-19 já sofreram mais de 60 actualizações.