#OurHomesAreOpen: libaneses oferecem as suas casas aos desalojados pela explosão em Beirute

Utilizadores disponibilizam camas, quartos e propriedades às vítimas através da hashtag #OurHomesAreOpen. Também há quem ofereça serviços médicos.

Fotogaleria

Centenas de libaneses estão a oferecer abrigo nas redes sociais aos que ficaram sem casa devido à explosão devastadora desta terça-feira em Beirute, que pode ter desalojado 250 mil pessoas, aponta o governador da capital.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Centenas de libaneses estão a oferecer abrigo nas redes sociais aos que ficaram sem casa devido à explosão devastadora desta terça-feira em Beirute, que pode ter desalojado 250 mil pessoas, aponta o governador da capital.

Através da hashtag #OurHomesAreOpen, tanto em inglês como em árabe, os utilizadores estão voluntariamente a disponibilizar camas, quartos ou propriedades às vítimas. Fornecem ainda os seus nomes, números de telemóvel e outros detalhes relativos à acomodação, bem como a respectiva localização.

“Eu queria fazer algo acerca disto, estava a enlouquecer-me”, diz a pessoa responsável pelo ThawraMap ("Mapa da Revolucão”, em tradução livre), activista anti-governo, que, por motivos de segurança, recusou revelar o nome à Reuters.

Originalmente criada para identificar localizações de protesto, a plataforma está agora a colaborar na criação de uma lista de alojamentos disponíveis, incluindo estadias gratuitas em hotéis. Tem divulgado várias alternativas nas redes sociais Twitter e Instagram, juntamente com um mapa que reúne mais de 50 soluções oferecidas até agora – desde cidadãos com camas extra em casa a hotéis que disponibilizam até 40 quartos.

Nas redes sociais são várias as ofertas não só para alojamento, mas também para tratamento médico; foram vários os contactos partilhados de médicos disponíveis nas suas clínicas para tratar ferimentos e prestar auxílio, enquanto os hospitais se encontram sobrelotados.

“Hoje existirão muitas mais pessoas sem-abrigo. Podem ir para casa das suas famílias ou amigos por um ou dois dias, mas depois disso o que vão fazer?”, alerta a mesma fonte da plataforma ThawraMap.