Oliveira do Bairro distribui máscaras certificadas e destaca selos Clean & Safe

As máscaras de protecção, que mantém as suas características até 25 lavagens, podem ser levantadas em seis locais.

Foto
DIOGO VENTURA

A Câmara de Oliveira do Bairro começa na terça-feira a entregar aos munícipes máscaras de protecção reutilizáveis e certificadas pelo Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, no âmbito do controlo da pandemia covid-19.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Câmara de Oliveira do Bairro começa na terça-feira a entregar aos munícipes máscaras de protecção reutilizáveis e certificadas pelo Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, no âmbito do controlo da pandemia covid-19.

Também os principais equipamentos culturais do concelho, nomeadamente o Quartel das Artes, Radiolândia - Museu do Rádio, Museu de Etnomúsica da Bairrada e Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro começam a exibir o selo Clean & Safe Património Cultural, do Turismo de Portugal, que distingue os equipamentos que respeitam as normas da Direcção-Geral da Saúde para o combate à progressão da pandemia.

“Esta é mais uma medida no âmbito do combate à pandemia da covid-19, dotando os nossos munícipes de uma peça de protecção imprescindível para evitar o contágio, de acordo com a legislação actual e as normas sanitárias da Direcção-Geral da Saúde”, avança o presidente Duarte Novo, sobre a distribuição de máscaras certificadas.

Pelo seu lado, Lília Ana Águas, vereadora da Cultura, destaca a importância da colocação nos equipamentos culturais dos selos Clean & Safe Património Cultural.

“Vem na sequência das medidas que já implementámos com o objectivo de encontrar o maior equilibro possível entre garantir o menor risco de contágio e propagação da covid-19 e a prestação do maior número possível de serviços às pessoas, em condições de segurança”, justifica.

O selo Clean & Safe é atribuído aos equipamentos culturais municipais, entre outros estabelecimentos e entidades, que cumpram as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, no sentido de evitar a contaminação dos seus espaços com o SARS-CoV-2.

Duarte Novo garante que a Câmara continuará a tomar medidas para proteger a população. Sobre as máscaras reutilizáveis, garante que o processo de certificação pelo CITEVE “atrasou o processo de aquisição”, mas destaca as vantagens de uma máscara que pode ser lavada até 25 vezes sem perder a qualidade.

“Desde o primeiro momento que decidimos que só entregaríamos à nossa população máscaras que fossem certificadas, garantindo assim a máxima protecção possível”, explica.

As máscaras de protecção, que mantém as suas características até 25 lavagens, podem ser levantadas em seis locais, nomeadamente em Oliveira do Bairro (Quartel das Artes, das 09h00 às 14h00), Bustos (Radiolândia - Museu do Rádio, das 14h00 às 19h00), Troviscal (Museu de Etnomúsica da Bairrada, das 14h00 às 19h00), Mamarrosa (Instituto de Educação e Cidadania, das 10h00 às 19h00), Oiã (Pólo de Leitura de Oiã, das 14h00 às 19h00) e Palhaça (Pólo de Leitura da Palhaça, das 14h00 às 19h00).

Os munícipes interessados, com mais de 18 anos, devem dirigir-se ao local de levantamento da sua freguesia de residência, levando consigo o seu Cartão de Cidadão (CC).

“Caso queira levantar mais máscaras para outras pessoas que estejam impossibilitadas de o fazer, o munícipe deverá apresentar também o CC de cada uma delas”, esclarece a autarquia.

O CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) é uma entidade independente, habilitada a emitir declarações de conformidade para este produto, em conformidade com as especificações técnicas determinadas pela Direcção-Geral da Saúde, INFARMED, ASAE e IPQ, “no que diz respeito à respirabilidade e capacidade de filtração de partículas para máscaras utilizadas no contexto da pandemia covid-19”.