Dicas simples podem ajudar a detectar títulos falsos de notícias no Facebook

Equipa de cientistas estudou os efeitos de uma campanha de literacia digital no Facebook. E deixa uma sugestão: que se faça o mesmo à informação a circular nas redes sociais sobre a covid-19.

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A desinformação espalhada nas redes sociais é um dos problemas das sociedades modernas Egan Jimenez/Universidade de Princeton

Um dos grandes desafios das sociedades modernas é a circulação de desinformação nas redes sociais. Por isso, são muitas as tentativas para se perceber como se pode travá-la. Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos, Reino Unido e da Índia estudou como uma campanha do Facebook conseguiu (ou não) ajudar os seus utilizadores a identificar desinformação. Num artigo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), conclui-se que, depois de serem dadas dicas simples sobre como identificar desinformação, era menos provável que utilizadores nos Estados Unidos e na Índia referissem que um título falso era verdadeiro. Mesmo assim, sublinha-se que a literacia digital precisa de ser leccionada com regularidade. 

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Um dos grandes desafios das sociedades modernas é a circulação de desinformação nas redes sociais. Por isso, são muitas as tentativas para se perceber como se pode travá-la. Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos, Reino Unido e da Índia estudou como uma campanha do Facebook conseguiu (ou não) ajudar os seus utilizadores a identificar desinformação. Num artigo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), conclui-se que, depois de serem dadas dicas simples sobre como identificar desinformação, era menos provável que utilizadores nos Estados Unidos e na Índia referissem que um título falso era verdadeiro. Mesmo assim, sublinha-se que a literacia digital precisa de ser leccionada com regularidade.