Santos em Casa, com artesanato na loja

Vila do Conde celebra os santos populares com uma exposição de artesanato à mão de semear, em casa e na loja.

Fotogaleria

Com as Festas de São João condicionadas pela pandemia, Vila do Conde celebra os santos populares com artesanato alusivo ao padroeiro da cidade.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Com as Festas de São João condicionadas pela pandemia, Vila do Conde celebra os santos populares com artesanato alusivo ao padroeiro da cidade.

Estes meses “fora da caixa” levaram a ADAPVC - Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde a pôr em marcha uma alternativa às festas populares, com o apoio da autarquia, para minorar o impacto económico das restrições e, ao mesmo tempo, dar uma mão aos produtos nacionais.

Assim nasce a edição de estreia da Santos em Casa, uma exposição que conta com a participação de mais de meia centena de artesãos nacionais, para ver a duas dimensões: em casa, numa montra virtual, e presencialmente, no Auditório Municipal vilacondense. A mostra-venda estará patente durante o mês de Junho e nela podemos encontrar peças de linhas tradicionais lado a lado com trabalhos contemporâneos, todos com o selo de qualidade reconhecido ao sector das artes e dos ofícios portugueses.

A montra virtual está acessível em www.santosemcasa.com. Para uma visita ao vivo e a cores, o Auditório Municipal de Vila do Conde tem as portas abertas de terça a domingo, das 14h às 19h (encerra nos feriados de 10, 11 e 24 de Junho), com entrada livre.

Em actividade desde 1984, a ADAPVC nasceu com a missão de “inventariar, preservar e promover” a tradição secular das rendas de bilros. Além desta arte, a associação tem também reunido esforços na “divulgação da herança cultural assente na gastronomia”, tendo no currículo os créditos da organização da Feira Nacional de Artesanato e da Cozinha à Portuguesa - Feira de Gastronomia.