Avião militar norte-americano despenha-se em zona controlada pelos taliban

Número de vítimas é indeterminado.

Foto
Forças militares afegãs avançam para a zona onde o avião terá caído LUSA/SAYED MUSTAFA

Um avião militar norte-americano despenhou-se esta segunda-feira numa região controlada pelos taliban no centro do Afeganistão. O movimento radical islâmico reivindica o abate do aparelho.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um avião militar norte-americano despenhou-se esta segunda-feira numa região controlada pelos taliban no centro do Afeganistão. O movimento radical islâmico reivindica o abate do aparelho.

“O avião, que estava numa missão secreta, foi abatido na zona de Sado Khel, no distrito de Deh Yak, na província de Ghazni”, afirmou um porta-voz dos taliban, Zabihullah Mujahid, citado pela Reuters.

A perda da aeronave foi confirmada por fonte oficial norte-americana à Reuters, que no entanto não corrobora que o aparelho tenha sido abatido pelos taliban. Também por confirmar está o número de ocupantes do avião, com fonte norte-americana a estimar que seria menos de dez. A agência noticiosa diz que o aparelho será um Bombardier E-11A.

Durante a manhã chegou a ser noticiado que um avião comercial da companhia aérea afegã Ariana, com 83 pessoas a bordo, se tinha despenhado na zona, mas a informação foi entretanto desmentida por aquela empresa, que garantiu que todos os seus voos programados chegaram ao destino.

“Houve um acidente aéreo, mas o avião não pertence à Ariana. Os dois voos de hoje da Ariana, de Herat para Cabul, e de Herat para Deli, estão seguros”, disse Mirwais Mirzakwal, CEO da Ariana, à agência Reuters.