De prancha na mão, o mar é quem mais ordena

De norte a sul do país, há praias que merecem ser exploradas. De preferência, de prancha na mão. Partimos à descoberta de destinos à beira mar plantados ao volante de um SUV e com a casa – literalmente – às costas.

Foto
D.R.

Quem nunca esteve tentado a adiar todos os compromissos, mesmo os mais importantes, em troca de uns dias de aventura? O momento é agora. Desafiamo-lo a sair da rotina e partir em busca das melhores ondas. Vamos a isso? É Outono, mas o tempo não é desculpa. Ou não fosse Portugal o país mais soalheiro da Europa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Quem nunca esteve tentado a adiar todos os compromissos, mesmo os mais importantes, em troca de uns dias de aventura? O momento é agora. Desafiamo-lo a sair da rotina e partir em busca das melhores ondas. Vamos a isso? É Outono, mas o tempo não é desculpa. Ou não fosse Portugal o país mais soalheiro da Europa.

Começamos pelo carro – o seu grande companheiro de aventuras – e simplificamos, desde logo, no alojamento. O novo serviço Campers, lançado recentemente pelo Hertz e Jeep, junta o melhor de dois mundos: a mobilidade de uma autocaravana à simplicidade de uma tenda. E com todo o conforto e segurança para o proteger de uma possível intempérie.

Ao reservar o serviço Campers, disponível nos modelos Jeep Compass e Jeep Renegade, o carro é-lhe entregue com a tenda pré-instalada no tejadilho. As tendas, impermeáveis, claro, montam-se e desmontam em menos de dois minutos e incluem um colchão de espuma para garantir o conforto durante os momentos de descanso. Uma opção perfeita para partir à aventura sozinho, a dois ou em família, já que as tendas têm capacidade para alojar até três adultos ou dois adultos e duas crianças.

Em busca das melhores ondas

- A norte

Foto
D.R.

Mãos no volante é hora de se fazer à estrada e saborear a liberdade rumo ao norte do país. Começamos a surf trip na praia Baía de Espinho. Nos últimos anos tem-se afirmado como um dos locais preferidos para surfar quer pelos locais ou por quem lá passa. Entre os pontões e junto à cidade, a praia está bem equipada com infra-estruturas de apoio aos surfistas. Para os menos experientes há uma escola de surf, Surfjah, que tem aulas para iniciados e intermédios. Outra opção é o Green Coast Beach Bar que tem, também, uma escola de surf e permite alugar equipamento para surfar. Se as ondas estiverem de feição - e quando estão proporcionam tubos quase perfeitos - porque não passar parte da manhã a ensaiar manobras? Estacionar o Jeep é fácil: apesar de estarmos na praia, o ambiente é urbano.

- No centro

Foto
D.R.

Seguimos em direcção ao centro. Por aqui, sugerimos-lhe duas opções: a praia do Cabedelo, na Figueira da Foz (a pouco mais de uma hora de Espinho) ou continuar ao volante do Jeep, cerca de duas horas, até à Praia de Supertubos, em Peniche, que recentemente recebeu o Meo Rip Curl Pro com os melhores surfistas do mundo. Escolas de surf que alugam material ou mesmo para lições para apurar melhor o nível de surf é coisa que não falta por ali. E se a fome apertar, sugerimos a já incontornável Tasca do Joel, conhecida por servir bom peixe e marisco. Quando o sol se põe, aproveite a vista desafogada para o mar que só uma tenda rooftop permite.

- A caminho do sul

Foto
D.R.

Para pernoitar, a Ericeira pode ser uma boa opção. Assim, pode começar o dia seguinte com uma boa sessão de surf em Ribeira d’Ilhas que tem um excelente bar de apoio aos surfistas, com equipamento para alugar e refeições ligeiras para aconchegar o estômago. Depois, siga viagem e aproveite o melhor das praias da zona da Grande Lisboa. Mais uma vez, duas opções: ou estaciona em frente à praia de Carcavelos ou passa a ponte e segue até à Costa da Caparica, mais concretamente à praia do CDS. Em qualquer dos locais, as ondas são excelentes para os surfistas de todos os níveis.

- Ondas do Algarve

Foto
D.R.

Se a sua experiência no surf pede ondas mais desafiantes, pode ignorar as paragens em Lisboa e rumar logo em direcção a sul, até à praia da Arrifana. De Ribeira d’Ilhas à Arrifana são pouco mais de 300 quilómetros com algumas das paisagens mais bonitas de Portugal, sobretudo se a opção for conduzir fora da auto-estrada. Já perto de Aljezur, faça um desvio da rota em prol de um delicioso marisco na Azenha do Mar, em plena Costa Vicentina. O restaurante é sempre muito concorrido, mesmo no Outono, mas a espera vale a pena cada segundo de espera. Rume, depois, até à praia da Arrifana e deixe-se ficar pela zona, durante a noite.​

No último dia da surf trip há várias praias para explorar num raio de poucos quilómetros. Sugerimos acordar bem cedo para aproveitar as melhores ondas da Arrifana. No local há pranchas e fatos para alugar nas escolas de surf locais e ainda um serviço de transporte até à praia. A descida, que mais tarde se transforma em subida, custa 1€ - e é aconselhável para quem ainda tem mais praias para descobrir. A Arrifana costuma estar sempre cheia de surfistas, por isso se preferir uma mar mais tranquilo e ondas mais democráticas, nada como ir para a praia do Amado, perto da vila da Carrapateira.

Antes de o dia terminar, e enquanto há luz, há mais uma praia que merece ser explorada. A praia da Ponta Ruiva fica em Sagres, a trinta minutos da Carrapateira. O acesso é desafiante, mas nada que atrapalhe um SUV, capaz de ir mais além do que a maioria dos carros. O restante acesso até à praia faz-se a pé através de um trilho que desce a arriba. Uma aventura que vale a pena para conhecer as ondas potentes desta popular praia entre surfistas.

Regresso a casa

Nove praias depois, chega ao fim esta surf trip, com as melhores ondas do país a servir de GPS. Uma aventura sobre rodas – e com a casa às costas – à boleia da liberdade. De regresso ao ponto de partida, é só devolver o Jeep na loja Hertz do Prior Velho e contar os dias até à próxima aventura.