K4 500m de Portugal apurado para os Jogos Olímpicos

Quarteto nacional terminou a final da especialidade em sexto lugar nos Mundiais de Szeged.

Foto
LUSA/Zsolt Szigetvary

O K4 500m de Portugal foi sexto classificado na final dos Mundiais de canoagem de Szeged, na Hungria, resultado que permite mais quatro vagas para Tóquio 2020.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O K4 500m de Portugal foi sexto classificado na final dos Mundiais de canoagem de Szeged, na Hungria, resultado que permite mais quatro vagas para Tóquio 2020.

Emanuel Silva, que assim pode aspirar a uma quinta presença olímpica, João Ribeiro, a uma segunda, e os jovens Messias Baptista e David Varela concluíram a prova em 1m21,11s, mais 1,85 segundos do que a Alemanha, campeã mundial, conjunto que bateu por 51 centésimos de segundo a Espanha, medalha de prata, enquanto a de bronze foi para a Eslováquia, com mais 1,70s.

Com mais esta vaga para Tóquio, Portugal assegura até ao momento cinco presenças, juntando-se a do K1 1000m, garantida no sábado por Fernando Pimenta, medalha de bronze na final da prova, enquanto Teresa Portela deverá ter também conquistado uma sexta vaga, segundo as regras de atribuição, no K1 200m, resultado que deverá ser homologado durante a próxima semana.

Fernando Pimenta defende ainda neste domingo o título mundial em K1 5000, no evento que encerra os Mundiais de Szeged.